COMPORTAMENTO RESILIENTE EM TEMPOS DE CRISE

conceptual

Ter comportamento resiliente é fundamental em tempos de crise.

Em virtude de estarem engajados, os profissionais resilientes mantém as mesmas entregas, enquanto outros ficam desmotivados e desesperançosos, despencando seu moral e sua produtividade.

Do mesmo modo, os resilientes estão sempre buscando alternativas para superar os problemas. Sobretudo, encontram soluções, mesmo com poucos recursos.

Nesse sentido, seria correto afirmar que encontram soluções para cada problema, enquanto os outros encontram problemas para cada solução.

Assim, trabalham sob pressão, respondem rapidamente às condições negativas, demonstram criatividade, além de manterem a integridade e a alta performance em situações difíceis.

Além disso, enxergam a realidade com otimismo, vêem as mudanças como necessárias, sentem-se aptos a enfrentar a crise, possuem senso de humor, têm equilíbrio emocional, são focados e proativos.

Realmente algumas pessoas conseguem manter o mesmo nível de entregas, independente das pressões ambientais. Felizmente, todos nós podemos ter o mesmo comportamento, aumentando nossa resiliência. 

Comportamento Resiliente: Atitudes Fundamentais

Definitivamente, algumas pessoas são mais resilientes, outras menos, mas todos podemos adquirir ou melhorar essa competência.

Primeiramente, para desenvolvê-la é preciso estar disposto a mudar e a dar o melhor de si, encontrar formas diferenciadas para solução e enfrentamento das adversidades.

Igualmente, é importante conhecer a real dimensão do problema, ter informações objetivas e específicas, assim você poderá encontrar soluções à altura das crises e adversidades. Se não tiver essas informações, trate de buscá-las, pesquise, acione sua rede de contatos. 

Outrossim, essa competência é conquistada também por meio de visão do futuro com foco na positividade crítica e não na irrealista ou inalcançável.

Pessoas e empresas que trabalham somente no curto prazo, para pagar as contas de hoje, ou no máximo, do próximo mês, não têm perspectivas nem objetivos definidos, não conseguem observar o campo do futuro e ver nele oportunidades reais.

Como escreveu Carl Jung, podemos superar obstáculos e suportar as mais incríveis provações se estivermos convencidos de que fazem sentido.

Em tempos normais ou de crise, o profissional resiliente é protagonista e diretor da sua própria história. Ele luta pelo direito da sua decisão de escolha, de como vai interpretar as situações da vida, assim como escolhe o que fará a respeito delas.

Para finalizar, a liderança tem papel fundamental no desenvolvimento da resiliência do time, por meio do encorajamento e do feedback.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *