Perfil comportamental: a importância de conhecer cada um.
Inicialmente, estudar o comportamento é compreender a forma com que as pessoas agem e reagem de forma diferente diante das situações apesar de receberem os mesmos estímulos.
Há milhares de anos a humanidade se preocupa em encontrar uma explicação para as distinções comportamentais. Existem várias teorias explicativas sobre o tema, mas vamos nos concentrar naquela que é a mais utilizada hoje em dia, devido a sua praticidade e objetividade: a Teoria DISC.
Dela se originaram inúmeras ferramentas de análise de perfil comportamental, que nos levam à compreensão da natureza humana.
Perfil Comportamental: Dos Elementos da Natureza à Teoria DISC
O quadro a seguir traz explicações interessantes sobre a evolução do estudo desde o temperamento até os perfis comportamentais como conhecemos hoje:
ELEMENTOS DA NATUREZA |
FLUÍDOS CORPÓREOS |
TIPOS (JUNG) |
DISC (MARSTON) |
Fogo |
Colérico |
Produtor |
Dominância |
Ar |
Sanguíneo |
Intuitivo |
Influência |
Água |
Fleumático |
Sensitivo |
eStabilidade |
Terra |
Melancólico |
Analítico |
Conformidade |
Registros iniciais da história mostram que os gregos iniciaram atribuindo aos quatros elementos básicos da natureza (fogo, ar, água e terra) a determinante sobre o comportamento humano.
Já Hipócrates (370 AC), uma das figuras mais importantes da história da medicina, definiu que o temperamento é determinado pelos fluídos corpóreos (bílis amarela, sangue, fleuma e bílis negra) surgindo os temperamentos colérico, sanguíneo, fleumático e melancólico, respectivamente.
Logo, muitas pessoas e estudiosos ainda usam o termo “temperamento” para definir um dos itens da personalidade, sendo considerada por eles a resultante do temperamento + caráter + hábitos.
Mas foi somente por meio da Psicologia que o tema comportamento foi estudado exaustiva e cientificamente.
Na mesma linha de Hipócrates, o médico suíço e psicólogo Carl Jung ampliou os estudos anteriores denominando os perfis comportamentais primários em “produtor, intuitivo, sensitivo e analítico“, teoria amplamente explorada na área de Administração, Psicologia, Marketing e Comunicação até hoje.
Um dos grandes estudiosos do tema foi o psicólogo americano William Marston que concentrou-se em investigar o comportamento padrão do indivíduo mediante as influências externas e internas. Sendo assim, ampliou o estudo de Jung, classificando-os em dominância, influência, estabilidade e conformidade, dando origem à metodologia D.I.S.C, amplamente utilizada no ambiente corporativo para compreensão dos perfis profissionais diante de determinadas situações.
Assim, a Teoria DISC (sigla em inglês para Dominance, Influence, Steadiness and Conscientiousness) possibilita a análise de perfil comportamental diante desses quatro fatores predominantes.
Perfil Comportamental: Identificando Tendências
As quatro tendências comportamentais segundo a teoria DISC* são essas brevemente explicadas abaixo.
1) Dominance – Dominância
O perfil dominante é um tipo de “executor” – caracterizado por ser autoconfiante, ter iniciativa própria, aceitar desafios, ser competitivo, individualista e empreendedor. Controlador, assertivo, gosta de poder e controle.
2) Influence – Influência
O perfil influente é o “comunicador“, persuasivo, entusiasmado, otimista e se relaciona facilmente com as pessoas. Comunicativo e voltado para relações interpessoais.
3) Steadiness – Estabilidade
A estabilidade é encontrada no perfil “planejador”: calmo e tranquilo, estável, consistente e conservador. Paciente e persistente.
4) Conscientiousness – Conformidade
A conformidade é representada pelo “analista“, preciso e atento aos detalhes, diligente, gosta de regras e normas. Estruturado e organizado.
Se observar as características acima, poderá identificar pessoas do seu convívio que correspondam a elas.
Embora seja possível, obviamente que não é fácil realizar essa identificação a olho nu, é preciso prestar atenção às sutilizas comportamentais.
Certamente o auxílio de uma ferramenta de assessment validada é interessante para trazer assertividade e credibilidade do trabalho de quem está realizando a avaliação.
Essa dificuldade de identificação ocorre porque embora um perfil sobressaia mais que os outros, é verdade que temos um pouco de cada um deles.
Sabendo que existem quatro perfis, é muito comum imaginar que um é melhor que o outro.
Qual o Melhor Perfil Comportamental?
Cada pessoa age e se comporta de forma diferente tanto no contexto social e laboral, não existindo um perfil melhor que o outro. A questão é se a pessoa tem ou maior aderência ao cargo ou papel. Quanto mais match existir entre a pessoa e o que ela faz, mais indicada ela é para aquela função.
Sem dúvida, a habilidade de lidar e identificar os quatro diferentes perfis, colocar o profissional mais aderente à função e potencializar seus pontos fortes é a chave para a satisfação pessoal e um clima harmonioso no trabalho.
Com isso é possível, minimizar conflitos, melhorar relacionamentos interpessoais, ter pessoas mais felizes trabalhando, aumentar o moral, incrementar desempenhos e acelerar resultados.
Para finalizar, lançamos uma reflexão: mudar comportamentos para o oposto de como realmente a pessoa funciona é o sonho de muitos gestores, que gostariam de corrigir todos os gaps de um colaborador de uma vez por todas. Mas isso significa mudar suas naturezas, gostos, tendências… Logo, a mudança não é sustentável pois haverá um esforço significativo para que ela ocorra e outro maior ainda, para mantê-la a longo prazo.
Por isso, segundo a Psicologia Positiva, podemos ter mais sucesso ao potencializar os aspectos positivos de cada perfil, utilizando os pontos fortes de cada um e não tentando corrigir seus problemas, disfunções e defeitos.
*No Brasil a Solides Tecnologia trouxe para o seu assessment as nomenclaturas do DISC para Executor, Comunicador, Planejador e Analista, respectivamente.
Quantos perfis diferent es. Que estudos fantásticos. Agora vejo que temos muito a aprender para ajudarmos as pessoas.
Sou estudante de um curso técnico de comércio e precisava de informaçoes sobre perfis profissionais.Muito bom este artigo, muito informativo e me ajudou bastante, obg!
Oi Vitor, temos um curso específico para melhor aprofundamento dos perfis, ele é on line e muito interessante para você: http://isi-infinity.eadbox.com/categorias/consultor-em-analise-comportamental.
Profa. Elaine
excelente , enriquece muito o conhecimento compreender os diversos perfis e podemos ajudar muitas pessoas , aplicando esse conhecimento.
Obrigado, Alberto!