Aplique o coaching em tempos turbulentos e tenha resultados extraordinários.
O coaching autêntico aplicado por uma pessoa com as competências certas, da forma correta, por meio de técnicas e ferramentas eficazes, traz resultados efetivos na velocidade que o mundo precisa.
Ele é especialmente interessante no novo normal intitulado mundo BANI que impõe desafios de toda a ordem tanto no contexto pessoal quanto no profissional.
De fato, o coaching aplicado em momentos de crises, incertezas, adversidades e mudanças, traz grandes contribuições tanto para as empresas quanto para todos os envolvidos, afinal, em tempos turbulentos é exigido mais do potencial humano do que em tempos tranquilos.
Aplique o Coaching nas Empresas
Sem dúvida, o coaching autêntico é um processo de desenvolvimento humano transformador.
Como cientistas podemos garantir que não há um pesquisador, professor ou autor de renome nacional ou internacional que trate o coaching como algo negativo.
Haja vista quantos milhões de dólares as organizações mundo afora estão dispostas a investir no coaching para seus colaboradores, em especial para líderes, gestores e executivos.
Inegavelmente o coaching torna as pessoas melhores. Mas é especialmente útil nas empresas em tempo de mudanças, desafios, crises ou adversidades. Afinal, essa metodologia aumenta o potencial humano por meio de mudanças comportamentais e emocionais potencializando os pontos fortes e reduzindo as interferências, pensamentos e/ou atitudes que afastam a pessoa de seus objetivos.
Tudo isso permeado de autoconhecimento, que é o ponto de partida de um processo de desenvolvimento humano eficaz. Quando esses elementos agem em sinergia, temos um profissional de performance elevada. Entretanto, para funcionar, é preciso que haja um compromisso de todas das partes envolvidas.
Compromissos no Coaching Empresarial
Nas organizações o coaching é um compromisso que envolve uma tríade: o coach, o coachee e as empresas.
Para o profissional coach (que aplicará o coaching), o processo significa um compromisso com o outro, em ajudá-lo verdadeiramente em suas necessidades. Para isso é necessário ter empatia, conexão,, empenho, estudos sérios e eficazes e não andar sobre brasas, como erroneamente ensinam algumas “pseudoescolas” de coaching.
O coaching autêntico requer pesquisas, aprendizado e atitudes éticas e responsáveis, afinal, estamos lidando com corações e mentes e não com robôs.
Por outro lado, é importante reconhecer que nem todos os coachees (clientes) estão preparados para o coaching, por isso é importante que a empresa por meio do RH e o próprio coach contratado esclareçam que não se trata somente de encontros predeterminados, diálogos, técnicas e elevação de performance.
Obviamente que as organizações precisam de resultados e comportamentos mais assertivos, mas o coaching é muito mais do que isso. É sobretudo, um trabalho de reflexão profunda, que traz insights importantes que levam a autodescoberta, refletindo no dia a dia do coachee.
Já o compromisso do coachee nesse processo é se entregar-se de verdade, ter mente aberta, ser capaz de refletir sobre o que não funciona. Outros fatores como abandonar velhas crenças e paradigmas, ser receptivo ao novo e disposto a investir tempo, dinheiro e em algumas vezes, ambos também são igualmente importantes no processo.
A responsabilidade da mudança é do próprio coachee, não do coach ou da empresa.
À empresa cabe levantar as necessidades a serem desenvolvidas, realizar o investimento, trazer bons profissionais do coaching, esclarecer e incentivar o coachee a participar do processo. E principalmente, dar abertura às novas ideias e contribuições trazidas pelo profissional que passar pelo processo de coaching.
Para finalizar, quando todos agem em sinergia, os resultados são extraordinários. Você e/ou sua empresa vivem em tempos de crises, incertezas, adversidades e mudanças? Aplique o coaching!