Líder: como motivar e engajar o time: isso é realmente possível?
Se você é líder, certamente já se fez algumas perguntas com relação a motivação da equipe. Afinal, os resultados acima da média na organização só ocorrerão se o time estiver intrínseca e verdadeiramente motivado.
Portanto, as duas perguntas mais recorrentes em relação a isso são:
- Como posso motivar minha equipe?
- E como posso mantê-la motivada e engajada com o trabalho?
Primeiramente, não é possível motivar as pessoas. No máximo, podemos incentivá-las a se sentirem motivadas por elas próprias.
Mas existe uma situação que influencia muito na motivação do outro. Isso ocorre quando, como líderes, mostramos atitudes que denotam motivação e engajamento.
Parece óbvio, mas se o líder não sentir e demonstrar algumas atitudes encorajadoras, dificilmente o time se motivará sozinho.
Já percebeu que em todos os filmes que existem batalhas, das grandes às pequenas, os reis e grandes líderes estão sempre à frente? Isso não ocorre sem motivo. Eles estão à frente para dar o exemplo, para serem seguidos pelos seus exércitos.
Por isso, a ideia inicial é a de dar o exemplo sempre.
Dicas de Como Motivar o Time
Então, diante das nossas práticas e pesquisas, selecionamos algumas dicas para despertar a motivação e engajar o time, começando pelas suas próprias atitudes:
-
Seja automotivado
Certamente você não motivará ninguém se você próprio demonstrar desânimo. Motive a si mesmo, provoque a automotivação buscando recursos internos, seu propósito e objetivo de vida, evite pautar-se por recompensas externas e tangíveis.
-
Alimente a positividade
Não se trata de agir com a Síndrome de Poliana que vê tudo com olhos cor-de-rosa, de ignorar os problemas. Trata-se de ver as pessoas, situações e cenários de maneira mais otimista e menos pessimista.
-
Seja congruente
Pense, sinta e fale a mesma coisa. Nada pior do que um líder que demonstra incoerência entre o que pensa, fala e faz.
-
Tenha equilíbrio emocional
As coisas não estão saindo como esperava? Mostre equilíbrio emocional, afinal todos estão olhando para você e entrar em desespero não ajudará em nada o time e os resultados. Em situações de tensão e pressão, equilibre razão e emoção para dar melhor resposta à crise.
-
Importe-se com os outros
Quando queremos que as pessoas se sintam importantes, nós as “importamos para dentro de nós”. Chame-as pelo nome, converse com elas, ouça o que elas tem a dizer. Demonstre que se importa com a opinião delas e quanto seu trabalho contribui e é importante para o time e para a empresa.
-
Dê feedback
Converse com sua equipe sobre atitudes, comportamentos e desempenhos. Seja assertivo, fale sobre os padrões desejáveis, o que se espera dele e discuta melhorias com a sua equipe. Lembre-se de elogiar o comportamento melhorado.
-
Valorize e reconheça
Valorize e reconheça os feitos do outro. Agradeça àqueles que não conseguiram alcançar metas pelo esforço despendido, e recompense aqueles que chegaram lá. A recompensa de deve fazer sentido para o premiado, pode ser uma recompensa financeira, como bônus dinheiro ou um presente. Pode envolver qualidade de vida, como um dia de folga ou aspecto moral como palavras de elogio.
-
Incentive o pertencimento
O sentimento de pertença é necessário à todos seres humanos. Todos temos o desejo de pertencer a um grupo, sociedade e principalmente, a uma equipe no trabalho.
Nosso bem-estar está relacionado à conexão com outras pessoas por isso, sentir-se excluído prejudica a saúde e a produtividade do colaborador.
A máxima “Ninguém é feliz sozinho” é muito válida, por isso, incentive o pertencimento. Promova a interação entre a equipe, seja por meio de um café, um almoço na empresa.
-
Celebre as conquistas
A empresa bateu a meta? Conseguiu aquele cliente importante? Assinou o contrato que há tempos estava parado?
Esse é o momento de comemorar. Curta as vitórias com a equipe, mas não precisam ser somente as grandes conquistas. As pequenas também são válidas. Todos nós precisamos de pequenas recompensas, de saber que o que fazemos surtiu resultado. Equipe que se diverte unida, permanece unida.
Finalmente, a ideia é da motivação e do engajamento é a de que o líder seja o exemplo, começando por mostrar sua própria motivação, positividade, congruência e equilíbrio emocional. Depois, interagir com o time de força positiva.
Gostaria de ter uma atuação melhor como líder? A Inteligência Emocional é um bom começo!
Pingback: Adultos que Não Querem Crescer. Psicologia Positiva. - Instituto ISI Infinity
muito bom doutora