O que é coaching? O que é mentoring?
Essas são perguntas básicas que os profissionais dessas áreas e até mesmo os futuros contratantes têm em relação a esses dois métodos.
Após anos de pesquisas e depois de muitas práticas, conseguimos estabelecer algumas diferenças básicas entre cada um.
Diferenças entre Coaching e Mentoring
Primeiramente, a proximidade da mentoria com o coaching é muito tênue, mas quando estudamos a fundo cada técnica, reconhecemos suas diferenças. Escrevemos sobre eles em vários livros editados pelo Instituto ISI INFINITY.
Com isso e dependendo da situação, você pode surpreender seu cliente: oferecer o trabalho como mentor e ou como coach!
Você se sente especial e seu cliente também se sentirá especial!
Sobre o Coaching
O coaching tem várias definições. Gosto de dizer que o coaching é que ele visa a melhoria de desempenho e a diminuição de interferências para aumento de performance.
É um processo estruturado de desenvolvimento humano, com início meio e fim. Ele acelera resultados para atingir objetivos pessoais ou profissionais. Esse método é conduzido por um profissional denominado coach por meio de técnicas e ferramentas certas.
Ser o coach de alguém é um grande desafio!
Coaching x Mentoring
Já o mentoring tem uma abrangência mais ampla em que o mentorando é conduzido ao amadurecimento e crescimento pessoal ou profissional por meio de sabedoria e desenvolvimento.
Coaching e mentoring têm em comum o objetivo de fazer com que o cliente atinja seu pleno potencial. Embora sejam atividades correlacionadas, cada uma tem sua particularidade.
O coach não precisa, necessariamente, ter experiência anterior na área de atuação do cliente. Já no mentoring é interessante que o mentor tenha esse conhecimento pois sua expertise conta muito na condução do mentorando.
Além disso, o mentoring tem um enfoque no longo prazo, em posições futuras e na ampliação dos horizontes, enquanto que o coaching é mais imediatista, de curto prazo, voltado para posições atuais.
Características do Mentor
Primeiramente é importante lembrar que ser um mentor reconhecido requer muito estudo e aprendizado.
Atualmente pratico a mentoria com empresários, diretores, CEOS e atingimos resultados extraordinários. Mas ninguém se torna mentor do dia para a noite. É preciso muito estudo, leitura, vivência e experiência para se tornar um mentor de sucesso, com autoridade e referência no mercado.
Acima de tudo, o mentor apresenta a combinação de um conhecimento singular, carreira consolidada, vivência, experiência prática e referência em sua área de atuação. Embora o mentorando seja visto como alguém menos experiente, é cada vez mais comum pessoas maduras e de negócios procurarem a ajuda de um mentor.
Os bons mentores são pessoas experientes e com uma vida e agenda muito ocupadas. Ainda assim se comprometem a se empenhar efetivamente para o sucesso de seu mentorando. Eles estão dispostos a investir seu tempo, conhecimento e experiência para servir ao outro.
Finalmente, o mentor é aquele que orienta o mentorando tanto nos fins – projeto de vida – quanto nos meios (carreira e negócios).
Ser o mentor de alguém é uma grande honra!
Pingback: 15 ITENS ESTRATÉGICOS SOBRE O COACHING | Instituto ISI Infinity - Instituto ISI Infinity