Dizer Não é Difícil
A maioria das pessoas não conseguem dizer não. Aprender a dizer não é muito complicado, mais difícil do que assimilar chinês ou japonês, consideramos os idiomas mais difíceis do mundo.
Se você é uma dessas pessoas, provavelmente fica transtornado porque aceita fazer coisas que não pode. Isso gera estresse e ansiedade porque terá mais trabalho a fazer, além do seu próprio.
Você pode nem perceber, mas aceitar coisas que não pode, gera uma irritação sem causa aparente e no final isso reflete em todos os ambientes em que está inserido, em casa ou no trabalho.
Evite Problemas Desnecessários
A pessoa que acredita evitar problemas mostrando-se disponível, arruma mais transtornos ainda. Dizer sim quando queremos ou precisamos dizer não é um grande prejuízo para todos.
No trabalho, geralmente a pessoa diz sim para tudo pois gostaria de ser vista como dedicada, pronta, trabalhadora ou deseja ser aceita e querida por todos.
Por isso, antes de dizer sim para alguma coisa, é preciso levar à consciência os padrões que a fazem agir assim.
Pense agora:
O que você sente quando diz não a alguém? Quais as consequências de dizer não a alguém?
Se a sua resposta é mais ou menos do tipo: “Se eu disser não vou parecer egoísta, desagradável ou preguiçoso”, é hora de substituir por outras verdades do tipo:
“- Dizer não é a reposta de um adulto responsável, que respeita suas limitações.”
“- Dizer não mostra que estou no comando da minha vida e que sei estabelecer prioridades.”
“- Quem tiver bom senso aceita um não como algo natural e respeita a negativa do outro.”
Como Dizer Não
Quando pedirem para fazer algo que não pode, dê a si mesmo o direito de pensar se você realmente tem disponibilidade para fazer mais alguma coisa.
Nesse sentido, quando se habituar a responder que precisa de um tempo, as pessoas o respeitarão e você terá a oportunidade de tomar decisões corretas. Resolverá se pode ou não aceitar mais uma atividade.
Se chegar à conclusão que é melhor recusar o pedido, diga não com diplomacia. Seja transparente, respeitoso, sincero e objetivo.
A princípio será necessário certo esforço, mas com o tempo isso será um hábito saudável, para você e para todos.
Enfim, o mais importante é não sentir-se culpado. Isso é inteligência emocional.