As carreiras estão continuamente afetadas dentro de cada cenário que estão inseridas. Nesse artigo falaremos sobre o impacto que a Revolução Industrial tem sobre elas.
Fundamentalmente, existem competências fundamentais para ter sucesso nesse novo mercado.
Carreira e as Transformações Globais
Inicialmente, as transformações e as mudanças a nível global estão acontecendo com muita rapidez e velocidade.
A sociedade está em um contexto único, em um espécie de virada da Quarta Revolução Industrial (4.0) para Quinta Revolução Industrial (5.0), que também estão relacionadas ao Mundo BANI.
Enquanto a Revolução 4.0 inclui alta tecnologia, “internet das coisas (ioT)”, robótica, inteligência artificial, veículos autônomos, biotecnologia, etc, caminhamos rapidamente para a 5.0 que além dessas características, inclui também as pessoas que trabalham ao lado de robôs e máquinas inteligentes. Trata-se de robôs que ajudam os humanos a trabalhar melhor e mais rápido, aproveitando tecnologias avançadas como a Internet das Coisas e big data. Acrescenta um toque humano pessoal aos pilares da Indústria 4.0 de automação e eficiência.
Todo esse avanço tecnológico trazido muda profundamente a maneira como vivemos. Mas principalmente como consumimos, como nos relacionamos e nos comunicamos, com profundos impactos na área pessoal e profissional.
Nessa última, uma das grandes transformações relaciona-se à a forma como nossas carreiras serão geridas.
Das Carreiras Modernas à Carreira 5.0
Atualmente, nas carreiras modernas entende-se que o responsável pela condução e rota de carreira são os próprios profissionais, ou autogestão de carreira.
Prevalece nesses modelos, o sucesso psicológico e o “network.” Mas os componentes da Carreira 5.0 vão muito além disso.
Nela, a qualificação e autodesenvolvimento serão constantes, com ênfase no aprendizado real e de alto nível. Parece estranho falar disso em um mundo imediato, em que desejamos cada vez mais rapidez e agilidade. Mas não é. Nenhuma organização sobrevive somente de agilidade e estratégias. Precisamos das pessoas. Além disso é necessário robustez nos processos e maturidade de seus profissionais.
Por incrível que pareça, na era de carros elétricos, robotização, automação e inteligência artificial o que os profissionais mais precisam ainda são de soft skills. Sem dúvida, fatores como estar aberto a ideias, mudanças, ter flexibilidade para adaptar-se às novas funções e habituar-se a aprendizagem contínua (lifelong learning) e multidisciplinar serão vitais para o sucesso.
Outros aspectos como clareza do propósito profissional e dos valores pessoais, o que representa encontrar o significado real do trabalho e do que faz, bem como a felicidade na trajetória profissional são elementos bem-vindos na Carreira 5.0.
Além disso, ter senso crítico, além de saber coletar grande número de informações válidas e selecioná-las para decidir quais delas serão estratégicas e melhores na tomada de decisão são elementos relevantes nesse novo mercado.
Da mesma forma, o desenvolvimento de competências sociais como comunicação e fortalecer relações positivas serão fundamentais. Assim como aprender e conviver com a diversidade e as diferenças também serão cruciais, já que cada vez mais trabalharemos com grupos multidisciplinares.
Para tanto, é preciso estar aberto a escuta ativa, respeito mútuo e empatia. A colaboração ganha cada vez mais força no mundo tecnológico. Acrescente-se à lista conhecer sobre Environmental, Social and Governance (ESG) que representa a sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa nas empresas. E por fim, existe uma competência que será o grande diferencial da Carreira 5.0.
Competência Essencial na Carreira 5.0
Nesse sentido, e diante de todas as pesquisas que eu e a Profa. Elaine Dias temos desenvolvido ao longo do tempo, além das nossas práticas organizacionais, podemos garantir que a Inteligência Emocional (IE) é um grande diferencial para as carreiras modernas. A inteligência intelectual e a racionalidade obviamente são importantes para o aprendizado das hard skills, mas sem dúvida, sem a IE plenamente desenvolvida não iremos muito longe.
Se somente a razão e a lógica fossem suficientes para o sucesso, as máquinas com Inteligência Artificial ocupariam a maioria dos postos de trabalho. Mas sabemos que isso não é possível. Muitas ocupações e funções precisam de contato humano. Haja vista a nossa irritação com as máquinas quando precisamos resolver um problema e quem nos atende é um Chatbot. Até certo ponto funciona, mas muitas vezes queremos outras opções além daquelas que nos são fornecidas pelas máquinas. Desejamos falar com alguém (um ser humano) que possa nos ouvir, compreender e resolver nosso problema.
A Inteligência Emocional é fundamental para elevar a compreensão de nós mesmos, do outro e do mundo. Logo, podemos enfrentar mudanças e desafios com equilíbrio e ao mesmo tempo, apresentar resultados necessários. Com ela, podemos prosperar e sair da zona de sobrevivência.