Líderes eficazes despertam confiança, segurança, credibilidade e conduzem suas equipes com assertividade, devendo possuir habilidades especiais para administrar os conflitos.
História dos Conflitos
Os conflitos existem desde o início da humanidade, fazem parte do processo evolutivo dos seres humanos e são necessários para o desenvolvimento de qualquer sistema, seja ele econômico, social, familiar, político ou organizacional.
Essas divergências ocorrem quando uma das partes relacionadas percebe que a outra parte frustrou ou frustará seus interesses ou onde existe a “invasão do espaço alheio”.
Relacionamentos Interpessoais e Conflitos nas Organizações
Os relacionamentos interpessoais decorrem sempre de duas fontes: “eu” e “outro(s)” e onde existe interação entre as pessoas ocorrem diferenças de valores, ideias, personalidade, atitudes, percepções, interesses, comportamento e vivências, que podem gerar visões antagônicas.
Então podemos dizer que em todo lugar onde existam relacionamentos interpessoais haverá conflitos entre pessoas e grupos, o que deveria ser relativamente normal.
A diferença está em como ele será estabelecido e gerenciado e até em que ponto, esse desacordo pode causar prejuízos para as pessoas e para o ambiente onde as partes estão inseridas.
Líderes na Gestão de Conflitos
Definitivamente, os líderes que desempenham um papel significativo na resolução dos conflitos dentro do time.
Alguns deles acreditam e os veem como oportunidades de crescimento, desenvolvimento e uma forma de melhorar e romper com a inércia organizacional. É óbvio que inicialmente, imaginamos que um conflito nunca é bem vindo, por isso, alguns líderes evitam ou reprimem os conflitos, sendo omissos e e utópicos. Já outros líderes tentam acabar logo com o problema, de forma dominante e ditatorial. É evidente que existem exceções, em alguns casos, é preciso usar mais a dominância ou a resignação.
O problema se instala quando o líder conhece uma única forma de lidar com os conflitos e a usa o tempo todo para lidar com as pressões do trabalho.
Nos casos em que os líderes demonstram ineficácia ao lidarem com as situações conflituosas, existe um comprometendo das metas e resultados nas organizações.
Geralmente, quando usamos a força para lidar com os conflitos, podemos resolvê-los a curto prazo, mas criamos outros a longo prazo, principalmente, de relacionamentos interpessoais. Por outro lado, se deixamos que o conflito se resolva enquanto era necessário uma ação mais incisiva, ele pode progredir e virar algo maior. Em ambos os casos, o conflito não foi bem administrado.
Conflitos Mal Administrados x Bem Administrados
Quando mal administrados, eles causam insatisfação tanto para o trabalhador como para a empresa, gerando desmotivação, baixa produtividade e desempenhos insatisfatórios.
Quando administrados com eficácia, resultam em mudança e evolução organizacional, oportunidades de crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional, por isso é necessário que a liderança desenvolva habilidades de administração de conflitos internos na equipe.
Habilidades dos Líderes na Administração de Conflitos Internos
Os líderes devem agir assertivamente para auxiliar nas desavenças do time. Seguem algumas dicas para lidar com elas:
- Entender a origem, já que as principais razões se encontram na diferença de interesses e valores.
- Estabelecer o diálogo – ouvir os lados envolvidos.
- Certificar-se que não está utilizando vieses inconscientes e proferindo julgamentos.
- Dialogar, falar da situação, mesmo que seja difícil.
- Não ser agressivo ou hostil, nem prolixo e sim, ser assertivo.
- Manter o autocontrole, não se contaminando pelas emoções fortes envolvidas.
- Focar na solução e não no problema.
Diante de qualquer situação de desavença o líder deve manter o equilíbrio entre razão e emoção, procurar as soluções e não os culpados, analisar a situação de forma crítica e reflexiva, manter um clima de respeito.
Durante todo o processo o líder deve incentivar a negociação, criando uma transação genuína, produtiva e comprometida. Ao final ele levará as partes a restabelecerem o vínculo e a construírem uma relação positiva.
Nas equipes eficazes os conflitos são vistos como essenciais para a evolução do pensamento criativo, proporcionam a união dos participantes na busca de soluções e motivam as pessoas a resolverem problemas em prol de um bem comum.
Os conflitos: “Quando administrados com eficácia, resultam em mudança e evolução organizacional, oportunidades de crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional, por isso é necessário que a liderança desenvolva habilidades de administração de conflitos internos na equipe.”
Este trecho me marcou bastante e percebo no dia a dia algo assim.
Percebo que resignar e até mesmo evitar os conflitos não boas atitudes na maioria dos casos. Tenho enfrentados os conflitos de forma a resolve-los. Além disso, tenho mantido a Inteligência Emocional “ativa” e pensando muito antes de falar.
Excelente reflexão, Ewerton,parabéns!
Opiniões diferentes e visões diferentes nos tiram da inércia. É comum que as partes observem seus “territórios” e se apeguem à árvore. Ouvir as partes, pontuar com ambas de forma participativa e fazer com que ambas enxerguem a floresta, tende a ser uma estratégia de sucesso. Ao final, quando celebrado sucesso da empresa, as partes se sentirão parte do todo e responsável pelo sucesso, gerando propósito, senso de dono e certeza de ser uma engrenagem importante e aumentando o engajamento.
Os conflitos fazem parte do nosso dia a dia e estamos expostos constantemente a discussões de opiniões divergentes, porém, temos modelos de execução que os verdadeiros lideres fazem para que ambas as parte entenda o todo com visão holística, comunicação aberta, mediação e busca por soluções colaborativas entre os meios.
É necessário ter auto controle para gerenciar os conflitos de nossas jornadas. Precisamos ouvir as partes e elaborar o melhor plano de ação a ser aplicado.
Como em toda relação, a de trabalho não é diferente, o diálogo é fundamental e a melhor forma de exercer a liderança em caso de conflitos, o dialogo maduro e costumeiro possibilita o conhecimento e proximidade da equipe.
Ao refletir sobre o texto, me recordei da citação do filósofo Heráclito: “Nenhum homem pode banhar-se duas vezes no mesmo rio, pois na segunda vez, o rio já não é o mesmo”.
Ao meu ver, tal frase pode ser comparada a existência de conflitos, visto que, assim como as águas passageiras de um rio, embates modificam o ambiente, tendo a possibilitdade de aproxima-lo do sucesso caso seja mediada com sabedoria.
Conhecer o conflito e saber como teve a origem e todo o contexto irá ajudar a resolver de maneira eficaz.
Nenhum conflito deve ser ignorado pelo líder. Devemos entender os motivos e encontrarmos a melhor forma de agir. Um pequeno conflito pode gerar um impacto muito grande se não for bem administrado.
Quase todos os dias enfrentamos conflitos. Como líderes, é nosso papel gerenciá-los de maneira inteligente, resolvendo-os rapidamente para evitar consequências mais graves com o tempo. Manter o controle emocional e focar na busca por soluções é essencial.
O líder tem um papel importante na gestão de conflitos, tendo que administrar da melhor forma para que um pequeno problema não se torne algo grande futuramente, buscando fazer com que ambas as partes entendam de forma clara o melhor meio para solução.
O líder almeja a assertividade na gestão de conflitos, entender o melhor momento para intervir é fundamental para sair da crise com menos impactos e voltar a harmonia do ambiente.
É o papel líder gerenciar os conflitos, de maneira neutra ter uma comunicação assertiva para melhorar o relacionamento interpessoal da equipe, feedback são essenciais para detecção de problemas, diminuindo e identificando adversidades que podem ser evitadas.
É importante sempre tentar administrar bem um conflito, visando tudo o que pode ser desenvolvido com a boa resolução do problema, e utilizar todas as técnicas necessárias, e estar sempre pronto para aprender mais alguma quando for preciso.
Vivenciamos conflitos no ambiente de trabalho diariamente. Cabe a nós desenvolver a habilidade de gerenciá-los no momento e da maneira correta.
vivemos conflitos diários, mas também vivemos conflitos que vêm se arrastando a um bom tempo, onde infelizmente é necessário uma medida mais dura sem deixar que a emoção atrapalhe em sua decisão, e assim manter o melhor fluxo possível entre trabalho e equipe.
Um conflito, por menor que seja, pode se agravar em segundos se não for controlado imediatamente. Para evitar que isso ocorra, devemos aplicar nossas habilidades de comunicação eficaz e ser assertivos, promovendo a escuta ativa e compreendendo as perspectivas de todos os envolvidos. Buscar soluções colaborativas, incentivar o diálogo aberto e trabalhar sempre para identificar as raízes dos problemas são práticas essenciais. Além disso, é crucial ser um mediador imparcial, promovendo um ambiente onde as diferenças são respeitadas. O uso de estratégias como a negociação e a busca por compromissos contribuem para a resolução de conflitos de maneira construtiva, fortalecendo as relações dentro do time.
Os conflitos fazem parte do nosso dia a dia. Sabermos lidar e administra-los faz parte do nosso diferencial. Devemos saber ouvir todos os lados e pacificar com maestria o impasse encontrado.
Conflitos são inevitáveis em nosso cotidiano e devem ser prontamente resolvidos para evitar que evoluam para problemas mais complexos e persistam ao longo do tempo.
Um líder deve estar equipado com um elevado padrão de IE e ser capaz de guiar a situação de modo a assegurar a satisfação e o entendimento mútuo entre ambas as partes, deixando claramente os passos a serem seguidos.
Os conflitos fazem parte do dia a dia da organização. Saber soluciona-los encontrando a causa é de extrema importância para que o mesmo não volte a acontecer. Para isso é importante praticar a escuta atenta, ter foco na resolução do problema, manter a calma e o respeito com os outros.
Conflitos existem o tempo todo, não só no trabalho mas também na vida pessoal. Independente da situação em que estejamos em um conflito, seja na mediação ou como partidário, o importante é escutarmos para entendermos a necessidade do outro, mesmo conflitante, o dialogo e comunicação nos ajudará a chegar em uma decisão que seja confortável para todos.
Ao administrarmos um conflito adequadamente podemos obter vários pontos positivos, entre eles um debate robusto sobre alguma situação e que nos faça enxergar o problema por várias perspectivas antes de qualquer tomada de decisão. Outro ponto positivo é que ao gerenciar um conflito de forma construtiva também fortalecemos relacionamentos, seja entre membros da equipe ou até mesmo entre equipes.
Conflitos fazem parte.
Conviver em sociedade pode ser desafiador, pois são diversos pontos de vistas diferentes.
Cabe a cada um de nós termos a maturidade de sempre analisar todas os lados possíveis diante de um conflito e não tentar agir na emoção. Estabelecer o diálogo e ouvir os lados envolvidos.
Teremos conflitos diariamente para buscar resoluções, e sempre estaremos alternando sobre os estilos que podemos utilizar para cada momento e para casa conflito. Ao meu ver é de extrema importancia independente do estilo que utilizarmos estarmos abertos ao dialogo e também a escuta ativa.
Conflitos sempre existirão em nosso dia a dia, pois é natural que cada um defenda seus propósitos e princípios.
O exercício é mantermos o equilíbrio emocional, forcarmos na causa raiz, agirmos na resolução do problema e aprender com nossos erros e principalmente chegarmos a um acordo visando o bem comum que é atendermos aos pacientes do SUS.
As dicas dadas na resolução de conflitos são excelentes. Muitas organizações perdem grandes talentos e muitas vezes a estabilidade por não ter a capacidade de resolver conflitos, isso ocorre desde a base até os cargos mais altos. Muitas vezes trabalhos muito bem realizados vão por água abaixo por disputa de poder, conflito que existe em quase todas as organizações e que muitas vezes só o fato de ouvir ambos os lados ajudaria na resolução. Todos os líderes, em todos os níveis precisam adquirir essa habilidade.
Conflito pode ser definido por uma inquietude que envolve pessoas ou grupos quando existe uma inclinação ou interesses incompatíveis.
No ambiente de trabalho pode ter inúmeros razões, sendo elas, aparentes ou ocultas, o importante é tirar a aprendizagem de cada um deles, pois assim aperfeiçoamos nossa capacidade de agir em cada situação.
Vivemos o tempo todo em conflito, o importante é buscar sempre lidar com todos eles de uma forma assertiva. Muito importante ouvir, dialogar e focar na resolução e não no problema.
Acredito que muitas vezes conflitos são necessários!
O que precisamos entender dentro de uma organização e que eles não são pessoais e não existem para mostrar que uma pessoa é melhor que a outra. Acho melhor e mais leve pensar que conflitos veem para nos tornarmos melhores e maiores.
Saber conduzir o conflito de modo assertivo deve ser um anseio constante do líder, pois isso gera maturidade para as pessoas e a construção de soluções cada vez mais benéfica para a empresa, sem causar prejuízos emocionais aos envolvidos.