DE QUEM É A RESPONSABILIDADE?

Responsabilidade pelos Fracassos…

Obviamente que devemos almejar sempre o sucesso e não o fracasso. Nem justificá-lo quando tivemos meios e oportunidades de ter resultados melhores.

Em suma, a falta de habilidades técnicas, comportamentais ou emocionais como falta de foco, concentração, inteligência emocional ou rigidez não justificam o seu fracasso.

Esses são elementos de sua responsabilidade, em que você pode fazer algo a respeito, melhorando ou adquirindo essas competências. E não devem ser pretextos para o fracasso pois na maioria das vezes, ele pode ser evitado com um bom planejamento.

Por certo, existem pessoas que assumiram a responsabilidade pelos seus fracassos e não se envergonharam deles. A história está repleta de pessoas que deram a volta por cima após sofrerem reveses na vida.

Inclusive algumas delas tornaram-se célebres pelos seus fracassos, chegando a contribuir muito para humanidade.

Fracassos Gloriosos

Thomas Edison, por exemplo, um dos maiores cientistas de todos os tempos, tinha uma relação interessante com seus fracassos. Ele era agradecido a eles, eternizando-os em uma de suas frases:

“Uma experiência nunca é um fracasso, pois sempre vem demonstrar algo”.

Certamente ele não tinha uma mente fracassada. Apesar das centenas de tentativas, não desistiu até atingir seu objetivo que era inventar a lâmpada elétrica.Afinal, só fracassa quem tenta. Para ter sucesso no futuro, obviamente, houve muito planejamento e ação.

Por isso é importante compreender os erros como parte do processo de aprendizagem e crescimento.

Fracasso como Parte da Jornada

Por isso, aqueles fracassos que contribuem para aprendizado, mudanças, melhorias e inovação, precisam ser compreendidos como temporários e parte da jornada do sucesso.

Não estou justificando fracassos e muito menos incentivando-os. Por certo não é possível falhar tantas vezes seguidas em um negócio, sob pena de levá-lo à falência.

Estou dizendo que fracassar é normal e muitas vezes, útil. Ele não precisa ser entendido como uma experiência negativa para toda a vida e sim, um episódio que traz oportunidade de aprender, desenvolver e progredir.

Enfim, o fracasso é parte do processo de aprendizagem que contribui para a jornada do sucesso.


*Artigo escrito em parceria com a Profa. Dra. Yeda Oswaldo.

3 thoughts on “DE QUEM É A RESPONSABILIDADE?

  1. Sônia Maria Soares de Alexandria Boim says:

    É óbvio que desejamos almejar sempre o sucesso e não o fracasso, porém a falta de foco, concentração, inteligência emocional ou rigidez não justificam o seu fracasso. Esses são elementos que devem ser trabalhados, pois todas as suas ações são de sua responsabilidade. Devemos focar nestas competências para atingir nossos objetivos.

  2. Denise Cortinovis says:

    Um protagonista sempre irá assumir a sua responsabilidades e continuar no palco da vida pronto para a próxima oportunidade e viver uma nova história e aprender com ela colher o melhor. Este artigo me lega muito a está reflexão sou vítima ou protagonista da minha história?

  3. Lucilene says:

    Não penso em fracasso. Penso em falta de atenção, falta de esforço, dedicação, e comprometimento. A palavra fracasso, no meu ponto de vista, é forte demais para definirmos momentos em que não nos saímos bem. O não deu certo e vamos tentar de novo, porem com mais dedicação é o ideal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *