Diferenças comportamentais: qual o seu perfil?
É inegável que vivemos um momento de crises e incertezas. Entretanto, apesar de passarmos pelas mesmas adversidades, pensamos, agimos e reagimos de forma diferente uns dos outros.
Existem várias teorias explicativas sobre essas diferenças comportamentais, entretanto uma delas se destaca devido a sua praticidade e objetividade.
Trata-se da Teoria DISC, que é o acrônimo de quatro palavras em inglês: Dominance, Influence, Steadiness, Conscientiousness.
Cada uma delas significa um perfil comportamental distinto.
Diferenças Comportamentais Diante da Crise
Cada perfil tem sua tendência comportamental particular e suas atitudes e cuidados diante das crises ficam bastante evidentes, conforme veremos a seguir.
1) Dominance – Dominância
O perfil dominante é um tipo de “Executor e Comandante”. Ele é autoconfiante, tem iniciativa e acabativa, aceita desafios, é competitivo e destemido. Controlador, assertivo, gosta de poder e controle. Por vezes é imprudente.
Em situações de crise, o dominante, ou Executor agirá de forma muito rápida. Assim é importante que ele não tenha atitudes impulsivas e imediatas.
Nessa hora é preciso analisar os fatos e os detalhes para que suas ações sejam benéficas e não danosas.
“- Executor, tenha paciência para fazer bem feito!”
2) Influence – Influência
O perfil influente é o “Comunicador“, persuasivo, entusiasmado, alegre, otimista e se relaciona facilmente com as pessoas. Comunicativo e voltado para relações interpessoais. Entretanto, não gosta de regras e ofende-se com facilidade. Além disso, é imaginativo e romântico.
Em tempos de crise, o Comunicador será muito otimista e esperançoso, animará o ambiente onde estiver. Provavelmente estará comemorando algo, mesmo que não tenha conseguido muita coisa.
Por isso é importante que ele veja os fatos como são, sem romantizar e sem colocar em risco a si mesmo e o outro.
“- Comunicador, seja otimista-realista!”
3) Steadiness – Estabilidade
A estabilidade é encontrada no perfil “Planejador”, também conhecido como Diplomata. Calmo e tranquilo, estável e conservador. Paciente, tem ritmo lento, mas consistente. Não demonstra emoções, por isso é difícil saber o que ele está sentindo.
Em tempos de crise, o Planejador ou estável, não se desespera, tende a ficar calmo e passar tranquilidade aos outros.
Deve tomar cuidado para não ficar acomodado e tranquilo demais e consequentemente, deixar de ter ações rápidas e emergenciais.
“- Planejador, é preciso agir.”
4) Conscientiousness – Conformidade
A conformidade é representada pelo “Analista“ ou “Estrategista“. Ele é preciso e atento aos detalhes, diligente, gosta de regras, normas e leis. Estruturado e organizado, com tendência à culpa e ao pessimismo. Crítico demais.
Por ser muito inteligente, o Analista em situações de crise tem ideias excelentes, ele sabe o que fazer. Entretanto, deseja planejar todas as ações nos mínimos detalhes e ter certeza de que não haverá nenhum problema depois.
Tende a analisar muito e embora tenha muitas contribuições para dar, não dá nenhuma pois não as acha boas o suficiente.
“- Analista, dê a sua contribuição sem medo!”
As Contribuições de Cada Perfil
Conseguiu identificar a si e o outro nos perfis acima?
Não existe nenhum perfil melhor que o outro, cada um deles tem seus pontos fortes e fracos. Sem dúvida, em todos momentos, principalmente diante de crises e adversidades é importante ter consciência do próprio perfil.
E principalmente, em uma equipe, é bom contar com todos os tipos, pois estarão mais alinhados para enfrentar as adversidades.
E mais, as diferenças comportamentais são fundamentais nessas horas, principalmente porque os indivíduos se complementam, assim os planos e ações podem ter melhor resultados.
Certamente, para lidar com a crise ocasionada pela pandemia do novo coronavírus, é importante criar um comitê formado por representante de diversas áreas da empresa, mas principalmente, composto pelos 4 perfis comportamentais.
O Comitê de Gestão de Crises assumirá o gerenciamento da situação, planejando e determinando as ações mais indicadas ao caso.
Artigo escrito em parceria com a Profa. Ma. Elaine Dias.