Por muito tempo formos levados a acreditar que a felicidade gira em torno do sucesso. Se trabalharmos e nos empenharmos muito, teremos sucesso e quando formos bem-sucedidos, seremos felizes.
Felizmente descobriu-se a tempo que essa afirmação não é verdade. Caso contrário, trabalharíamos para o resto de nossas vidas em busca de riqueza material e muito provavelmente não seríamos felizes se tivermos somente isso. As recentes pesquisas da neurociência e da Psicologia Positiva mostram exatamente o contrário: a felicidade é a grande responsável pelo sucesso.
Quando estamos felizes, com o estado de espírito positivo, ficamos mais criativos, motivados, otimistas, esperançosos… Ficamos menos temerosos, menos rabugentos, menos irritados e isso reflete em nossas vidas como um todo: no trabalho, na família, na escola, nos negócios.
E o mais importante é que nosso estado mental positivo é o grande responsável pelas nossas emoções positivas.
E a emoção positiva é mais do que simplesmente uma sensação agradável; ela é o sinal de que está ocorrendo o crescimento. É claro que não podemos exagerar na positividade.
Por isso é importante saber que a felicidade não se resume a carinhas amarelas sorrindo. Acima de determinado nível, pode parecer que você é portador da Síndrome de Poliana, uma menina que via tudo com lentes cor de rosa. Se por um lado a garota era sensibilizada pelo amor e bondade, por outro enxergava situações e emoções de forma ingênua e inconsequente.
Principalmente, o exagero na positividade pode fazê-lo perder a credibilidade.
E o que é a felicidade então? É um conceito subjetivo, cada um a percebe de um jeito. Mas certamente não se trata de mentir para nós mesmos ou tampar o sol da negatividade com a peneira, mas sim, ajustar nosso cérebro para reagir da melhor forma mesmo quando as coisas vão mal.
A felicidade autêntica é um estado positivo no presente e uma perspectiva otimista para o futuro.
E o principal: ela não é somente uma sensação boa, é indispensável para o sucesso. Interpretar a felicidade como algo fácil ou como resultado do sucesso é um equívoco para quem quer realmente ser feliz.
A felicidade é o reflexo de mais sentimentos agradáveis do que desagradáveis por isso podemos mudar nossa realidade mudando nossa atitude mental como respostas às experiências da vida.
Isso significa que quanto mais nos fixamos nos problemas e nas consequências negativas de um dia difícil, mais provável é que ele se torne ainda pior. No entanto, ao conseguirmos enxergar além dessas dificuldades, reconhecendo, por exemplo, o apoio de pessoas queridas com quem podemos conversar ou a sensação de voltar para um lar acolhedor após um dia cansativo, podemos vislumbrar aspectos positivos em meio às adversidades.
Isso não nega a existência dos acontecimentos ruins, mas nos lembra de que há mais na vida do que apenas esses momentos difíceis.
Logo, a felicidade é alcançável. Podemos mudar nossa realidade, mudando nosso estado de espírito.
Você não precisa chegar no final do dia para fazer esse exercício, ao longo do dia é possível ter algumas atitudes que podem elevar o seu nível de felicidade, principalmente no trabalho, onde passamos cerca de um terço de nossas vidas.
Felicidade no Trabalho
E você não precisa esperar até o final do dia para realizar esse exercício; ao longo do dia, é possível adotar algumas atitudes que podem elevar seu nível de felicidade, especialmente no trabalho, onde passamos cerca de um terço de nossas vidas. Seguem 7 dicas:
- Falar alguns minutos com alguém querido durante os intervalos.
- Pense em algo positivo que aconteceu antes de começar uma tarefa difícil.
- Pratique a atenção plena por um minuto.
- Pense em coisas boas, pode ser uma viagem que fará no futuro.
- Tenha fotos de pessoas queridas em seu escritório.
- Pratique pequenos atos de gentileza (pegar água para alguém, oferecer uma doce, abrir uma porta).
- Sorria mais.
No trabalho, todas as vezes que experimentamos essas coisas, ficamos mais predispostos à criatividade e inovação.