Características Gerais da Geração Y
Altamente conectados, ambiciosos, individualistas e instáveis, ao mesmo tempo preocupados com a gestão do conhecimento, com a carreira, com o ambiente de trabalho e os direitos humanos. Uma geração de pessoas esperançosas, decididas, coletivas, agindo com alto poder e pretensão de consumo. Aceitam a diversidade naturalmente, convivendo muito bem com as diferenças em seu círculo de influência. Essas são as características mais marcantes da geração Y, assim entendidas as pessoas nascidas entre 1978 e 1999.
Com tantas variáveis comportamentais, o maior desafio da área de gestão de pessoas, dos gestores e líderes é compreenderem essa geração que hoje é a maioria ativa no mercado de trabalho. Existe um forte conflito geracional nas organizações, que não entendem o comportamento desses profissionais geralmente formados na era da informação. Da mesma forma, eles também não compreendem o que seus líderes desejam e o que as empresas querem do seu perfil profissional, gerando conflitos interpessoais
Liderança e Relacionamentos e Carreira da Geração Y
Profissionais da geração Y chegaram afoitos para assumir posições de liderança, possuem fácil acesso às informações e são sensíveis às injustiças cometidas no contexto laboral.
Contudo, nas relações interpessoais apresentam dificuldades na resolução de conflitos. Outra variável dessa geração está na forma de contrato psicológico estabelecido com as organizações, pois percebem o trabalho como fonte de satisfação e aprendizado, muito mais do que como fonte de renda.
Não se prendem e não valorizam a permanência/tempo nas empresas, o que ocasiona uma alta rotatividade, dificultando a retenção dos talentos.
Pesquisa realizada pela consultoria Robert Half (2014) revela que 55% das organizações encontram dificuldades em reter os funcionários da geração Y. Preocupadas com isso, mais de 40% das empresas adotam a flexibilidade de horários e 34,5% criam planos de carreira específica para os jovens.
A geração Y é questionadora e gosta de informações. Apreciam quando seus superiores lhe dão a devida explicação do papel que necessitam desempenhar, porém na maioria das vezes, não gostam das cobranças. Gostam de receber feedbacks, mas não apreciam dar feedbacks.
Para os gestores, o comportamento do jovem imediatista e intempestivo acaba por intimidá-los já que buscam uma evolução mais imediata, apresentando impulsividade e pouca paciência. Muitas vezes os gestores se veem assumindo o papel de “pais” de seus próprios funcionários.
Desafios para as Organizações
O desafio para as organizações e gestão de pessoas, não é só compreenderem e lidarem com os aspectos comportamentais dessa, mas de todas as gerações já que existe um consenso que todos buscam significado para a vida, mediante seus projetos e atribuições.
Para os especialistas e gestores, as contribuições oferecidas pela geração Y, envolvem não só o aumento da lucratividade, a motivação e melhores condições de trabalho mas também a busca constante de novos conhecimentos, o que contribui para o desenvolvimento de equipes saudáveis e um ambiente interativo.
Por serem mais conectados e com uma mente mais avançada, podem ser melhor aproveitados na geração de novos negócios.
Quando Seu Líder é da Geração Y
Lideram com base na participação. Os líderes da Geração Y são rápidos e gostam de ouvir opiniões de todos para depois formar a sua. Para se dar bem com ele é preciso aprender a trabalhar de forma rápida e virtual. Tenha paciência com os impacientes.
Quando Você Lidera Pessoas da Geração Y
Algumas dicas para os gestores em relação aos jovens Y é estabelecer uma conexão rápida com essas pessoas, ouvir suas ideias e exercitar a comunicação por vários canais como redes sociais, e-mails, smartphones, dentre outros. Chame-os para participar das decisões.