Gestão de Si: o início de tudo…
Grandes personalidades que fizeram grande diferença no mundo foram boas gestoras de si mesmas. Einstein, Beethoven, Leonardo Da Vinci, Martin Luter King, Thomas Edison para citar os clássicos. O ídolo e piloto brasileiro Airton Senna e o tenista Roger Federer são outros exemplos mais atuais.
Além do talento, cada qual aprimorado ao longo do tempo pelos esforços, parte considerável do seu sucesso são decorrentes da excelente gestão de si mesmo.
Felizmente, não são somente famosos que possuem essa capacidade. Muitas pessoas comuns também são hábeis no gerenciamento de sua própria vida, carreira e negócios. São essas que alcançam o sucesso e a autorrealização.
E como conseguem isso?
A princípio, já sabemos que elas são resilientes, influentes, especiais, únicas e focadas. E principalmente, possuem alto nível de maestria no que se propuseram a fazer. São ótimas gestoras de si.
Como Fazer Boa Gestão de Si
De fato, em um mundo líquido, onde falta concretude e sobra teatralidade, existe um elemento necessário, essencial e profundo para fazer a boa gestão de si.
Para Peter Drucker, que trouxe grandes contribuições à administração moderna, a pedra angular para ser um bom gestor de si é o autoconhecimento.
Parece simples, mas não é.
Primeiro porque elas estão alienadas delas próprias. Vivem no “piloto automático” conhecem pouco de si mesmas e quase nada dos outros. Algumas delas, não tem interesse de se autoconhecer, tampouco de se conectar verdadeiramente com o outro.
Segundo, existe uma tendência natural do ser humano em reconhecer e concentrar nas fraquezas com maior facilidade.
Entretanto, compreender as forças e potencialidades é o que o levará à evolução e ao bem-estar. Essa também é a base de sustentação da Psicologia Positiva.
Somente atingimos nossos objetivos mais elevados quando nos alicerçamos em nossos pontos fortes e não corrigindo nossas fraquezas.
Além do mais, reconhecer os próprios pontos fortes é um ótimo início para o autoconhecimento.
Para finalizar, Daniel Goleman nos ensina que a gestão de si, proporcionada pelo autoconhecimento, é uma contínua conversa interior, sendo um dos componentes básicos da inteligência emocional.
Artigo escrito em colaboração com a Profa. Dra. Yeda Oswaldo
Es un buen ejercicio.
Que bom que gostou, Marcos!
Gosto da forma em que interage com o público, é necessário olhos atentos não só para os outros, mas por si também. Obrigada pelo bom conteúdo até aqui, tenho interesse em aprender mais.
Muito obrigada pelo feedback, Malu!
Aqui na ISI INFINITY nos esforçamos para nos conectar e desenvolver conteúdos de qualidade. Esperamos vê-la em breve!
Obrigada, Malu Blair. É um prazer ter você conosco.
Att.
Profas. Yeda e Elaine