LADO SOMBRA: NOSSO ASPECTO INDESEJÁVEL

O LADO SOMBRA: NOSSO ASPECTO INDESEJÁVEL

O Lado Sombra: o que não gostamos e não temos consciência sobre nós mesmos.

Segundo o psiquiatra e psicoterapeuta suíço Carl Jung, o lado sombra, também chamado do “lado obscuro ou negro” é aquela parte do inconsciente que desprezamos, escondemos ou rejeitamos.

A grande maioria de nós desconhece esse lado. Isso significa que escondemos nossas características negativas, não apenas dos outros, mas de nós mesmos. Ou ao menos, tentamos não enxergá-las ou vê-la como um problema. 

Esse é o lado sombrio da nossa personalidade. Em suma, é o que preferiríamos não ser.

Por conseguinte, ocorre quando a pessoa diz: “Não gosto de aparecer”; “Sou feliz, não me importo com a opinião dos outros”; “Sou fitness, não como doce.”  Mas na verdade é a primeira a sair na foto; é infeliz e se importa com tudo e com todos e o seu armário é repleto de guloseimas que come escondido.

Logo, as pessoas que agem como ela são rejeitadas ou julgadas.

Projeção da Sombra

A sombra é frequentemente projetada em outra pessoa. Para fazer isso nós as criticamos e as condenamos para garantir que o foco não recaia sobre nossos próprios defeitos ou tendências destrutivas.

Com efeito, vivemos a vida com um falso ar de superioridade moral. Acreditamos que, enquanto as outras pessoas agem de maneira imoral, atiética e destrutiva, nós somos virtuosos e estamos sempre certos.

É inegável que não conhecer a própria sombra significa ter uma falsa percepção de si, que pode levar a uma vida de infortúnios.

Já reconhecer esse lado significa enfrentar as interferências do inconsciente que podem afetar várias aspectos da nossa vida.

Nascimento da Sombra

O nascimento da nossa sombra ocorreu quando éramos crianças e de alguma forma, assimilamos que de havia algo errado conosco.

Toda vez que recebíamos uma crítica ou punição insensata, inconscientemente nos separamos do nosso “eu autêntico” para assegurar nossa sobrevivência emocional. Assim, nascia a nossa sombra que nos acompanha desde essa época.

A sombra fica à espreita, se esconde e engana.

Ainda segundo Segundo o coach e escritor Frederic Laloux sobre o peso emocional de uma sombra no contexto social:

A estabilidade social carrega o custo de vestir uma máscara, de aprender a nos distanciar de nossa natureza única, de nossos desejos pessoais, necessidades e sentimentos; em vez disso, adotamos uma persona aceita socialmente.

Mas podemos identificá-la em determinadas situações onde parece que estamos fora de nós. Agimos de forma desmedida, ilógica ou automática. 

Assim, pense no seu comportamento e responda:

– Quais têm sido suas reações diante das situações que lhe incomodam na área pessoal e profissional?

– O que diz a si mesmo quando errar ou fracassa? É compassivo ou um autocrítico cruel?

– Quanto tem autossabotado seu próprio sucesso?

– Quando está em grupo, como você reage se alguém diz que alcançou resultados surpreendentes? Comemora com ele mas ao mesmo tempo sente inveja, ciúmes, raiva?

O primeiro passo é reconhecer o seu lado sombra, para depois, saber o que fazer com ele. 

Reconhecimento da Sombra

Esse lado pode incluir tudo que esteja fora da luz da consciência. Assim essa parte não desejável de nós mesmos, diferente da concepção freudiana, pode se manifestar de forma negativa ou positiva.

Para Carl Jung todos carregamos uma sombra que pode se manifestar de duas maneiras:

a) Positiva:  a pessoa fica hipersensível, facilmente apaixonada, possessiva, obcecada, excessivamente atraída por algo ou alguém.

b) Negativa: reações vingativas, agressivas, invejosas, mesquinhas, raivosas ou reativas.

Independente da forma, a sombra empobrece nossa personalidade.

Além disso, é necessário compreendermos esse lado obscuro principalmente porque mantê-lo requer um grande esforço. É preciso muita energia para esconder constantemente de nós mesmos os nossos aspectos indesejáveis.

Ainda assim, muitas vezes não queremos vê-la, mas gostemos ou não, escondê-la ou continuar com a interferência dela é uma opção nossa.

Por isso, é importante reconhecê-la e depois, aprender como trabalhar com ela.

One thought on “LADO SOMBRA: NOSSO ASPECTO INDESEJÁVEL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *