MINDSET – MENTALIDADE DE CRESCIMENTO

Mindset é uma palavra de origem inglesa, que significa “Mentalidade”, “Atitude Mental”, ou ainda, “Modelos Mentais”. Por muito tempo chamamos esse conceito de paradigma, que é uma disposição mental de pensar e agir de certa maneira.

Logo, mindset é um conjunto de crenças, suposições, pressupostos ou  pontos de vista de uma pessoa (ou um grupo de pessoas). Tudo isso determina  como lidamos com as situações na vida, a nossa percepção sobre elas e como agimos nas situações típicas do dia a dia.

A PhD. Carol Dweck, psicóloga positiva, em seu livro “Mindset: a nova psicologia do sucesso” estudou os dois modelos mentais básicos pelos quais as pessoas orientam as suas vidas, chamando-os de Mindset Fixo e de Crescimento.

Nesse contexto, o Mindset da pessoa afeta todas as áreas da sua vida.

Conhecendo os Mindsets

Inicialmente é interessante dizer que Dweck refere-se a mindset de maneira mais ampla, mas no caso, temos o “mindset para a inteligência” quando as situações envolvem a capacidade mental ou cognitiva. Já quando envolve situações relacionadas às qualidades pessoais a autora refere-se “mindset para a personalidade” que está relacionado a características pessoais tais como cooperativo, atencioso, confiável, discreto, etc.

Logo, ela não evidencia ao longo de seu livro qual é um ou o outro, simplesmente referindo-se a mindset de maneira mais ampla.

Agora estamos prontos para explorar melhor o Mindset Fixo e o de Crescimento.

Mindset Fixo

Segundo Dweck, se você tem uma crença negativa sobre si mesmo, de que não pode fazer nada sobre algo porque não é inteligente o bastante, você possui um Mindset Fixo.

Segundo a autora, essa mentalidade, reforça a inteligência, o talento e a aptidão – os dons naturais. É quando a pessoa é rotulada como “talentosa”, “superdotada”, “brilhante” com “tino comercial”; “tino para negócios”, etc.

Com efeito, pessoas orientadas por essa mentalidade acreditam que nasceram e morrerão com essas dádivas e não há necessidade de aprimorá-las.

Assim, por acreditarem que nada pode mudar ou que não precisam mudar, não se esforçam para aprender.

Muito diferente daquelas orientadas pela pela mentalidade de crescimento

Mindset de Crescimento

Para as pessoas com essa mentalidade, a inteligência pode ser melhorada, elas podem aprender sobre tudo, inclusive habilidades artísticas.

Assim, elas acreditam na possibilidade de novos aprendizados e de se alcançar o sucesso por meio dos esforços.

O aprendizado independe da idade e está mais relacionado a querer e se esforçar para isso.

A Mudança está a seu Alcance

Surpreendentemente, segundo Dweck, assim como a inteligência, temos o poder de mudar nossa personalidade ao longo de nossas vidas.

A autora admite que existe o componente genético, as aptidões e os temperamentos próprios com os quais nascemos e que exercem grande influência sobre nós.

Por outro lado segundo ela, a experiência, o treinamento e o esforço individual são grandes responsáveis por completar o resto do percurso das nossas vidas.

Ou seja, nós podemos mudar!

Agora reflita, qual dos dois mindsets é mais útil ou interessante para sua vida, carreira ou negócios?

Se ainda não está convencido dos benefícios do Mindset de Crescimento, clique aqui para conhecer as implicações dele também em sua carreira.


Artigo escrito em colaboração com a Profa. Dra. Yeda Oswaldo. Inspirado no livro Mindset – A nova psicologia do sucesso de Carol Dweck.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *