Ministrando um dos meus treinamentos para dezenas de profissionais de uma indústria, cujo tema era comunicação interpessoal, durante o intervalo um dos colaboradores me disse reservadamente que naquela empresa nunca havia recebido um feedback do seu gestor.
Ele era um profissional bastante reservado e tímido o que dificultava ter a iniciativa de pedir feedback. Apesar de estar alguns anos na função, ainda não tinha certeza se o seu desempenho estava correspondendo às expectativas esperadas.
Essa fala não me surpreendeu pois apesar de 99% dos líderes e gestores considerarem o feedback fundamental dentro da empresa, mas a maioria não o pratica.
O problema é que sem feedback voamos às cegas.
De fato, é muito importante que os colaboradores recebam feedbacks de seus desempenhos, entregas e comportamento.
Eles não precisam acontecer somente após a Avaliação de Desempenho ou quando se trata de um feedback construtivo-corretivo, que ocorre quando o profissional não está entregando resultados, comete erros ou tem baixa performance.
Certamente os feedbacks podem ser constantes e rápidos, dados em várias oportunidades tais como o avanço de um trabalho, a conclusão de uma tarefa difícil, aumento de resultados são momentos interessantes para ter feedbacks construtivo-positivos, também vistos como reconhecimento ou elogios.
Segundo Ed Batista da Revista HBR (Harvard Business Review):
Tenha em mente que, ao dar feedback positivo com frequência, seu feedback corretivo, quando justificado, parecerá mais aceitável e menos ameaçador.
Feedback: Significado e Importância
Feedback significa dar respostas ou retornos diante de situações ou comportamentos. Consiste na capacidade de dar e receber opiniões, críticas e sugestões sobre algum fato.
O feedback é construtivo quando incentiva comportamentos considerados desejáveis ou estimula o desenvolvimento de uma pessoa ao passo que é negativo quando deprecia, julga ou não promove mudanças. Esse último obviamente, deve ser evitado.
Nas organizações ele é fundamental uma vez que é a oportunidade de informa o profissional sobre seu desempenho, conduta ou resultado, permitindo que ele saiba como seu trabalho é percebido pelos outros e qual o nível de satisfação da empresa.
O feeback é uma técnica poderosa que auxilia na mudança comportamental, deixando claro para o colaborador o que a organização espera dele, sua performance atual, quais seus gaps (lacunas), o que pode manter e o que pode melhorar para ter melhor desempenho.
Certamente, avaliar os acertos ou o que poderia ser diferente da próxima vez são reflexões trazidas por um bom feedback, mas não é somente isso, por ser um importante instrumento de gestão, ele pode atingir objetivos igualmente fundamentais.
Objetivos
O feedback tem como objetivos:
- Manter as pessoas informadas sobre a sua performance, entregas e resultados.
- Favorecer efetivamente a realização do trabalho.
- Corrigir eventuais erros ou desvios.
- Promover o crescimento das pessoas.
- Manter as pessoas engajadas.
- Desenvolver as pessoas.
- Focar-se em desempenhos futuros.
Sobretudo, o feedback é um dos principais aspectos da comunicação eficaz e assertiva pois possibilita a boa conexão com os outros. Quando usado corretamente ajuda a potencializar os pontos fortes e trabalhar aqueles que precisam de ajustes. Logo, com o feedback, os colaboradores podem buscar pelo seu autodesenvolvimento.
Sem dúvida, o feedback é um importante instrumento de liderança e gestão, que ao ser realizado de forma inteligente e eficaz, desenvolve e ajuda a melhorar a performance do colaborador.
Ótimo artigo , parabéns.
Muito bom!
Muito obrigado, Roberto!
Se as empresas realmente soubessem o valor, a importância do feedback, muitas coisas mudariam.
Concordamos plenamente, Giovana!
Abraços.
Uma ferramenta incrível e que realmente transforma e desenvolve um time. Sempre acreditei e continuo acreditando no poder do feedback. Obrigado pelas dicas, são realmente importantes para que possamos cada dia melhorar em relação ao que já fazemos. E para os que não fazem ainda são essenciais no desenvolvimento da habilidade de dar o feedback.
Uma ferramenta incrivel, que devido ao ” automático ” na maioria das vezes deixamos de aplicar com a devida eficácia.
Obrigado por reativar este tema.
Parabéns ótimo artigo
Parabéns pelo artigo!!! O poder do feedback é percebido ao final da conversa quando o seu liderado libera aquele brilho no olhar….ah quando isso acontece você percebe que esta no caminho certo!!! isso é fantástico!!! por outro lado, em uma auto avaliação evidenciamos a capacidade de uma boa gestão sensível a percepção de detalhes, mas detalhes que faz toda a diferença!!!
Obrigado pelo artigo.
Realmente o feedback se mostra uma ferramenta inclivel no engajamento e motivação do liderado bem como no processo de crescimento de um time
Bom dia, realmente um ótimo artigo, pois sempre que posso e realmente vejo a necessidade faço o feedback com meus colaboradores tanto positivo quanto negativo, creio que assim possam melhorar ainda mais seu desempenho.
Que bom que gostou, Carlos, obrigada pelo “feedback do feedback!”
Conteúdo muito válido! Busco dar feedback para meus liderados com frequência e solicitar ao meu líder a meu respeito. Percebo que a prática faz com que o outro evolua e potencialize seus pontos fortes.
Excelente, Rebeca, o feedback é a bússola que leva ao caminho certo.
Excelente artigo parabéns! Destaco a importância de manter o feedback constate para liderados que atendem as expectativas, pois nossa tendência é acompanhar com maior frequência / proximidade colaboradores de baixa performance e quando nos damos conta aquele funcionário que atendia as expectativas já não “performa” mais como antes pela falta de acompanhamento. Sugestão de leitura: “Preciso saber se estou indo bem” por Richard L. Williams
Obrigada pelo feedback, Evanildo (rs). E agradecidos pela sugestão de leitura!
Thank you very much for sharing, I learned a lot from your article. Very cool. Thanks. nimabi
O feedback assertivo e aplicado corretamente é um presente para quem recebe e a certeza de missão cumprida para quem o entrega. Parabéns pelo artigo professoras!
Obrigada, Gregory!
Bom dia,
Observo o qual importante é a pratica dos feedbacks tanto pelos lideres, assim como pelos gestores pois nos acrescenta os pontos que necessitamos desenvolver para que possamos estar sempre buscando as evoluções.
Em instituições em que feedbacks não são fornecidos com regularidade, é gerado no colaborador a sensação de que quando ele está sendo instruído, na verdade está sendo punido. Acredito que ao aproveitar diferentes momentos para dar um feedback, ao decorrer do tempo, é propiciado ao colaborador um amadurecimento para aceitação de críticas construtivas e até mesmo o instiga a realizar a autocrítica.
Ótima leitura. Nos ajuda a entender a importância do feedback no acompanhamento performático do profissional. Ele se sente motivado a aplicar o melhor nas atividades, sabendo que há um acompanhamento no sentido de direcionar e não criticar.
A cultura do feedback é fundamental para que todos cresçam, desde alta gestão. É o momento de parar e refletir sobre o que é possível mudar, desenvolver, criar… conhecer se estamos no caminho certo além de sermos reconhecidos por um bom trabalho realizado, não tem preço.
É extremamente importante realizar e receber feedback para que todos na organização se desenvolvam pessoal, profissionalmente e reflitam nos pontos que devem ser melhorados.
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Com certeza o feedback é uma ferramenta muito importante na gestão de pessoas, te ajuda a corrigir algo ou comportamento que precisa ser melhorado e também pontuar aquilo que está apresentando bons resultados, isto gera uma conexão entre o líder e liderados, gera mais transparência e engajamento do time, uma excelente ferramenta, mas que dever ser usada constantemente, devemos gerar está cultura do feedback em toda empresa.
Com certeza é uma ferramenta muito importante quando em aplicada. Tive a oportunidade de aplicar um feedback construtivo-corretivo para uma pessoa da equipe usando as técnicas ensinadas no curso e notei que desde então, ela se aproximou de mim, e está cumprindo os objetivos colocados e melhorando continuamente. Realmente o feedback quando bem aplicado é uma ótima ferramenta de gestão e desenvolvimento da equipe.
sem duvida, o feedback e um importante instrumento de lideranca e gestao
que ao ser realizado de forma inteligente e eficaz, melhora a performance das pessoas.
O feedback é importante para o nosso desenvolvimento, corrigir a rota e melhorar o que está bom.
Mas, ainda praticamos pouco. Vou me policiar para praticar mais.
Uma pessoa sem feedback, é como um navio no meio do oceano, sem instrumentos de navegação, sem saber para que lado ir, sem objetivos e resultados, por isso, nos líderes, não podemos deixar se dar um bom feedback.
As dicas de modelos de feedbacks é essencial para o nosso aprendizado e sempre acreditei nessa ferramenta, pois direciona qualquer equipe e com isso, faz com que a comunicação e a confiança seja uma troca transparente. Sempre!!!
Sem duvidas o feedbacks são muito importante, com o uso desta ferramenta mantemos nossa equipe mais engajada e focada para assertividades das funções estabelecidas, com isso podemos mostrar e ponderar pontos de destaque e melhoras para nossos liderados, mas ainda em nosso dia a dia praticamos muito pouco, temos que nos ponderar e começa usar esta ferramenta como uma rotina diária, para manter nossa equipe engajada e cada vez mais forte.
O feedback constante e construtivo cria laços dentro do time tornando-o mais forte, confiante, responsável e preparado para passar por qualquer situação, com muito mais equilíbrio, eficiência e eficácia.
Um estreitamento nos relacionamentos ocorre quando a prática do feedback é uma realidade, principalmente entre o líder e sua equipe. Eleva o nível de confiança entre as partes.