Você ou um amigo foram demitidos recentemente? Ou se você é empresário, o faturamento da sua empresa vem caindo sistematicamente, dia após dia? O pessoal de vendas leva cada vez mais “não na cara”?
Qual é a sua reação? Corta os investimentos em lazer, deixa de estudar, não compra mais nenhum livro ou se é empresário, corta despesas, principalmente de marketing e de pessoal, correto?
Errado, essa é a maneira equivocada de enfrentar uma crise. Se você faz isso está fazendo o que todos fazem, o que todos esperam que você faça. Pessoas medianas fazem isso, tentam sobreviver. Elas são “mais ou menos”, nem boas nem ruins, simplesmente “tocam” suas vidas, suas empresas, mas não servem de referência porque não são as melhores.
Crise: Oportunidade para os Melhores
E é justamente nos momentos de crise que se sobressaem os melhores, existe uma seleção natural por aqueles que conseguem não somente sobreviver, mas se adaptar, se reinventar e fazer algo diferente. Precisamos encontrar oportunidades onde outras pessoas só enxergam dificuldades.
É necessário explorar e investir no seu potencial, nas suas habilidades e nas da sua equipe, portanto, invista em você e invista nela, na sua equipe, torne-a melhor e mais forte, tenha automotivação e motive as pessoas do seu relacionamento. Seja criativo, procure alternativas, ofereça e faça algo (produto, atividade) realmente novo e diferente. Pense grande enquanto todos tem objetivos menores.
As crises existem e sempre existirão. Nesse momento precisamos de um norte para não ficarmos a deriva. A nível pessoal e profissional procure uma pessoa em quem confie, um coach ou um mentor para lhe orientar e apoiá-lo na criação de um plano e visão estratégica de longo prazo.