Motivação: o que nunca contaram sobre ela.
Em todos os processos de relações humanas, há sempre alguém interessado em conseguir que alguém faça o que precisa ser feito.
Mas o fato de desejarmos que alguém faça alguma coisa, não significa que a pessoa fará, principalmente se não existe motivação para que ela faça.
E aí começa o problema. Como conseguir que o outro faça algo que gostaríamos que fizessem?
Muitos empresários, diretores e gerentes passam horas e horas tentando encontrar formas de motivar seus profissionais.
É tema de estudo profundo e recorrente na área do comportamento organizacional. A preocupação procede,pois sem motivação no trabalho existe baixo empenho e por consequência, baixo desempenho e resultados ruins.
Mesmo sabendo que é importante fazer determinadas atividades ou melhorar o rendimento, ainda assim muitas pessoas não se desempenham como podem ou deveriam.
E Por que as Pessoas não Fazem o que Precisa ser Feito?
Elas não fazem o que pedimos que façam simplesmente porque elas não querem fazer aquilo.
O comportamento das pessoas é orientado para a satisfação de suas necessidades pessoais e para o alcance de seus objetivos e aspirações.
Quando elas não relacionam seu próprio desejo com a necessidade do outro ou da organização, sua resposta comportamental ao estímulo é baixa ou quase nula.
O que Nunca Ninguém Conta sobre a Motivação
Milhares de palestras motivacionais e livros são vendidos com o objetivo de ensinar pessoas a motivar outras pessoas. Entretanto, o que nunca contaram é que ninguém motiva ninguém a não ser que a motivação torne a dele também.
No máximo, podemos estimular a motivação no outro.
A motivação pessoal ocorre quando existe a perspectiva de atender um desejo intrínseco atual ou no futuro.
Quando falamos em motivar um colaborador, estamos tentando fazer com que ele conecte seus objetivos interiores com os da organização. Ele se empenhará mais quando assimilar que isso será bom para ele próprio.
Existe Algo que Podemos Fazer?
Se você quiser que o profissional faça uma determinada atividade, ou que se comporte de alguma maneira, descubra o que ele mais valoriza e faça-o pensar na relação entre tais atividades (ou do seu desempenho) e o seu desejo.
As perguntas poderosas do coaching são uma ótima forma de descobrir as aspirações individuais. Afinal,
Todas as pessoas desejam alguma coisa. E geralmente são coisas diferentes.
É necessário uma análise das diferenças individuais para descobrir o que cada uma delas quer. Afinal, como diz Carl Jung, todos somos parecidos e nenhum de nós é igual ao outro. Por isso é tão importante reconhecer as diferenças comportamentais, suas características, assim como suas motivações e seus medos.
Faça isso e certamente terá uma equipe motivada, não porque você a motivou, mas porque a fez pensar na sua própria motivação e a automotivar-se.
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