Sucesso e fracasso fazem parte da jornada da vida, carreira e negócios. São os dois lados da mesma moeda.
Infelizmente, por temerem o fracasso, algumas pessoas evitam metas ambiciosas e permanecem em suas zonas de conforto. Elas vivem na mediocridade e dão o mínimo de suas contribuições, seja na área pessoal ou profissional.
Isso valida o sentimento de derrota, que acumula-se em seus corações e mentes, gerando um ciclo vicioso e pensamentos recorrentes de fracasso do tipo “Não sou bom mesmo” ou “Só faço besteira“. E o resultado é que elas sentem-se cada vez mais diminuídas.
Com certeza, toda vez que fracassar (enquanto estiver vivo ) se sentirá magoado, zangado, ansioso, deprimido, vulnerável, estressado ou terá qualquer outra emoção negativa. Isso é perfeitamente normal, somente os mortos não sentem nada disso.
Mas o fracasso não precisa ser o seu destino, nem definir quem você é ou quem será.
Outro olhar para o fracasso
A curto prazo, o medo do fracasso pode ser incentivador potente para ficarmos na zona de conforto. Mas a longo prazo, esse sentimento negativo drena nossas energias e reduzem o desempenho.
É inegável que o fracasso é real e decepcionante. No entanto, toda vez que sofrer uma derrota, se acreditar que é um fracassado, provavelmente se tornará um.
Nesse sentido, o Phd. Martin Seligman, cientista da Psicologia Positiva, afirma que se você compreender o fracasso como algo permanente (burrice, falta de talento, feiúra), não tomará nenhuma atitude para mudar a situação ou para aprimorar-se.
Se você internalizá-lo como algo terrível e para sempre, o que fizer não mudará nada, então se sentirá impotente diante tudo.
Contudo, você pode compreendê-lo somente como mais um episódio de uma série de muitas temporadas da sua vida.
Ele pode ser temporário, não precisa tornar-se um estado crônico.
*Artigo escrito em parceria com a Profa. Dra. Yeda Oswaldo.
fracasso é pra mimparticularmente falando, um resultado isolado na busca por aquilo que realmente é o seu propósitoquando criança, antes de andar e me equilibrar, eu cai, eu chorei, me machuquei.
Se fosse conta esse processo de modo grosseiro, fracassei muitas vezes, antes de conseguir ficar em pé, e antes de andar ou correr também.
Mas quando somos criança, as pessoas olham e veem um ser fágil superando e evoluindo, quando crescemos, continuamos sendo, seres frageis, nos esforçando e evoluindo, mas quem ta de fora acha que é fracasso
Inegavelmente o fracasso é real e decepcionante, mas a vida não é feita somente de sucesso. O fracasso não é algo permanente, e sim uma oportunidade de aprendizado.
Tudo é realmente uma questão de ponto de vista e de posicionamento, de escolhas! Se buscarmos na história, pessoas que reconhecemos como bem sucedidas, vamos verificar que já fracassaram e em sua maioria algumas vezes antes de obter o sucesso e quais foram a suas posturas perante aos fracassos? Sim a maioria delas aprenderam com ele e foram eliminado o que deu erro. Aí o sentido do título deste artigo “Para ter sucesso compreenda o fracasso” a maioria de nós antes de aprender a caminhar sofremos muitas quedas.