Quando as pessoas não sabem o que querem, ficam presas às visões imediatistas e negativas do tipo “como se livrar do emprego atual”, “como largar do marido atual”, “como se desvencilhar dos amigos atuais”, “como mudar do local onde moram”. Tornam-se vitimizadas. Elas não têm consciência que imaginar o futuro é uma das maiores dádivas humanas, somente nós temos a capacidade de imaginar, criar, fazer poesias, escrever e contar histórias.
Ver e Criar o Futuro
Ver o futuro não é adivinhar o futuro. Significa ver com os olhos do coração e da mente, que resulta em abrir um leque de possibilidades para aquilo que mais queremos em nossa vida. Afinal, deve existir um propósito supremo em nossa existência, maior do que comer, beber, trabalhar e gastar.
Isso diz respeito à razão de existir, do que somos levados a ser e a fazer. Talvez você nunca tenha pensado nisso, já que a vida foi lhe conduzindo de forma alienante, rápida e líquida, conforme diz o sociólogo Zygmunt Bauman, que escreve sobre uma sociedade composta por episódios, onde as pessoas não possuem uma vida significativa, elas são resultado daquilo que consomem.
A visão é antecedida pela imaginação já que antes de uma criação material, existe a criação na mente. A visão não é fantasia, nem somente belas palavras e ideias, é uma realidade que ainda não foi levada à esfera física, como o projeto de uma casa antes da sua construção.
Da Consciência à Visão de Futuro
Somente quando temos consciência do que somos e vivemos é que compreendemos o propósito da nossa existência e o motivo de pertencermos a esse sistema e planeta. O propósito é algo maior, como exemplo: “quero ser uma pessoa que leve sabedoria e conhecimento à vida das pessoas”. É um propósito, é amplo, mas quando eu digo “quero ter um centro de desenvolvimento humano para o mundo com dez cursos até 2020”. Isso é visão, algo concreto que consigo ver com os olhos da mente.
A visão é intrínseca, atribuir a outras pessoas o trabalho de escrever nossa visão é um grande erro. Algumas empresas contratam agências de marketing para definir sua missão e visão. É algo comprado e ao mesmo tempo sem valor, dificilmente será incorporado pelos proprietários do negócio ou pelo time, simplesmente porque eles não a construíram e não lutarão por ela. Com o tempo é somente algo escrito em uma placa na entrada da empresa.