RELACIONAMENTO INTERPESSOAL: MAIOR DESAFIO DO LÍDER

Maior desafio do líder

Maior desafio do líder não são somente os resultados, mas também o relacionamento interpessoal.

De fato, os líderes do séculos XXI enfrentam muitos desafios em suas posições.

Mas sem dúvida, o relacionamento interpessoal com os colaboradores é o maior deles, devido a fatores que antes não eram tão recorrentes nas equipes de trabalho.

Dessa forma, elementos como o aumento da diversidade, a contratação de trabalhadores temporários e as expressão das emoções no trabalho tornaram o relacionamento interpessoal o maior desafio do líder moderno.

Vamos entender melhor sobre cada um deles.

1) Diversidade da Equipe de Trabalho

A expressão diversidade da equipe de trabalho tornou-se popular a partir dos anos 2.000 quando o Departamento de Trabalho Americano encomendou uma pesquisa sobre o tema.

A maior contribuição desse trabalho foi prever que em um futuro próximo, os homens brancos não seriam mais os grandes e únicos proeminentes da força de trabalho nas organizações.

Ao tomar conhecimento desse cenário, as empresas inteligentes anteciparam-se e passaram a ter em seu quadro de colaboradores uma força de trabalho pautada na diversidade.

Com efeito, a diversidade é notória em vários contextos. Nem é preciso dizer quanto em vinte anos ela tomou conta das empresas e nações. De presidentes negros a mulheres no comando de grandes empresas, tudo isso hoje é uma realidade inegável.

Assim, os líderes autênticos trabalham com a diversidade e tornam a empresa competitiva, dinâmica e produtiva. Mas não é só isso, a diversidade torna a empresa mais humanizada, o que não deixa de ser um grande diferencial.

Mas infelizmente, muitos líderes se sentem incomodados com a diversidade, pois isso implica aceitar outras pessoas, ideias, contextos e tolerar diferenças individuais. Para eles não há outro jeito a não ser rever suas crenças pois a diversidade veio para ficar. Outrossim,

As equipes de trabalho diversificadas geram melhores soluções.

2) Trabalhadores Temporários

As mudanças no cenário global econômico trouxeram a terceirização e os temporários como uma solução para a diminuição dos custos fixos nas empresas.

Além de custarem menos que o pessoal efetivo, eles são contratados somente se necessário e só existe desembolso se houver contraprestação do trabalho.

Muitas empresas também utilizam a contratação temporária para fazer uma pré-seleção, a fim de identificarem os melhores e os contratarem futuramente como colaboradores efetivos.

Paradoxalmente, os terceirizados e temporários ocupam papel permanente nas equipes de trabalho.

Nesse contexto  e trazendo para o cenário contemporâneo, podemos incluir a as Pessoas Jurídicas (MEIs) e os estagiários que em tese, possuem pouco ou nenhum vínculo com a empresa.

O desafio dos líderes nesse contexto, é gerenciar eficazmente essa mão de obra singular que pode deixar de ver esse trabalho como uma oportunidade e encarar como algo passageiro ou sem importância.

Possivelmente esse tipo de pensamento não gera senso de compromisso ou lealdade com a empresa. Além do mais, pela falta de perspectiva, essas pessoas podem influenciar negativamente o time.

Por outro lado, por meio do diálogo e das ações, o líder pode despertá-los a compreender que essa é uma oportunidade de aprender, adquirir experiência, desenvolver novas habilidades e/ou mostrar seu trabalho à empresa.

3) Expressão das Emoções no Trabalho

O lado racional é bastante apreciado no ambiente de trabalho enquanto que emocional é visto como algo dispensável.

“Deixe seu coração, seus problemas pessoas na porta de entrada da empresa” é um bom discurso, mas impossível de ser praticado. Somos seres racionais e emocionais.

Assim, todo ser humano está sujeito a emoções positivas e negativas.  Infelizmente, muitos, por falta de inteligência emocional em momentos de emoções fortes agem por impulso, expressando sua raiva, intolerância e/ou rancor.

Entretanto, o líder não pode justamente agir da mesma forma. É preciso exercitar sua inteligência emocional para reconhecer e gerenciar suas próprias emoções e a dos colaboradores.

Para aumentar a inteligência emocional no trabalho, os líderes podem trabalhar a empatia, gerenciar conflitos potenciais quando manifestados e agir com igualdade em relação a toda equipe.

Sobretudo, ele deve ser o exemplo, jamais ofender, intimidar, utilizar humor ácido e deixar de apoiar seus colaboradores em suas necessidades.

Enfim, sabemos que os líderes são desafiados a todo momento. Os maiores problemas enfrentados estão, direta ou indiretamente relacionados às pessoas e ao relacionamento interpessoal, sendo esse último o maior desafio do líder.

Portanto, trabalhar a diversidade, os temporários e as emoções já é um grande começo para o líder gerenciar os relacionamentos. 

(Artigo inspirado em Robert Vecchio).

16 thoughts on “RELACIONAMENTO INTERPESSOAL: MAIOR DESAFIO DO LÍDER

  1. Pingback: 5 DICAS PARA MELHORAR O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NO TRABALHO - Instituto ISI Infinity

  2. José Veridiano Alves Junior says:

    Todos os dias encontramos desafios, é só agir com controle e inteligência emocional, entender que somos exemplos para nossa equipe.

    • Severino Ribeiro da Silva says:

      Hoje trabalho em uma empresa que tem em seu quadro de colaboradores uma diversidade em vários níveis de função. Isso faz com que coloquemos o nosso relacionamento interpessoal em prática sabendo respeitar, ouvir e agir da maneira mais justa, afinal esse relacionamento é o maior desafio que recebemos e praticamos. Sejamos sempre transparentes e objetivos.

  3. José Jordano Rodrigues Miranda says:

    Através da diversidade da equipe de trabalho, a tentativa de resolução de problemas se torna extremamente mais rica, visto que, a partir do momento que a pluralidade do time aumenta, o obstáculo enfrentado terá mais pontos de vistas para ser analisado, consequentemente, a chance de encontrar a melhor solução possível amplia.

    Porém, conseguir gerenciar essa grande pluralidade também se torna um desafio, visto que diferentes pontos de vistas tendem a, também, reagir de modos diferentes perante a mesma situação, facilitando potenciais conflitos resultantes de ações muito distintas. Por conta disso, cabe ao líder o papel de, sobretudo, mediador, na qual aborda a situação com assertividade, buscando o bem e equilíbrio comum, sempre em busca de alcançar o objetivo da equipe.

  4. Rebeca Penteado says:

    Infelizmente, a questão sobre “Trabalhadores Temporários”, ao meu ver, impactou na gestão das lideranças de forma negativa. Os líderes enxergam os liderados como números e não compreendem que possuem a função de desenvolver aquele abaixo de sua hierarquia, assim como seu plano de carreira. Desta forma, “para quê trabalhar a diversidade? Para quê agir com inteligência emocional? Já que logo outro colaborador estará no lugar deste.”

  5. Daniela Mattioli says:

    A diversidade nos relacionamentos interpessoais e a gestão das emoções sem dúvida são os elementos que mais devem ser trabalhados não apenas enriquece nossas vidas pessoais e profissionais, mas também promove um mundo mais inclusivo e conectado, onde o respeito mútuo e a compreensão são fundamentais para o crescimento e o sucesso comum

  6. Amanda Castro says:

    Relacionamento interpessoal realmente é o maior dos desafios na liderança, pois com a diversidade que temos hoje e também com a emoções sendo tratadas e demostradas no ambiente profissional a inteligência emocional é primordial e essencial para uma comunicação e liderança assertiva.

  7. Marcos Silva says:

    No meu ver o dia a dia nos mostra o como temos que trabalhar nossa I.E, devido estarmos ligado 100% nos seres humanos, e isso, é uma atividade que nos mostra como estamos nos saindo como Lideres.

  8. Bruno de Assis says:

    Hoje somos totalmente dependentes de bons relacionamentos com as pessoas , para isso , precisamos ter relacionamentos interpessoais elevados, e para elevar esses relacionamentos temos que tomar como base e princípio o amor.

  9. Conceção Bueno says:

    Se faz primordial a liderança gerenciar suas emoções e de suas equipes para uma ambiente saudável no trabalho, tarefa que não é fácil, mas possível. Aceitar a diversidade já é um passo e entender as gerações de suas equipes. Garantir que cada um contribua para bom trabalho!

  10. Vanessa Martins says:

    A partir do momento que você é aberto para o novo, trabalhar com as diversidades em sua equipe é algo muito simples, pois existem opiniões diferentes que agregam um ambiente corporativo. Em relação aos temporários, vejo como oportunidades, no caso dos aprendizes, você tem a oportunidade de multiplicar seu conhecimento, formando profissionais qualificados, pois você mostrou o seu exemplo, lidando principalmente com sua inteligência emocional.

    • ROSE says:

      Todos os dias temos novos desafios, precisamos estar preparados p lidar com eles, e saber controlar nossa IE..

  11. Jackson Trizolio says:

    Estamos em constante mudanças e cada vez mais rápidas , isso também esta presente nas emoções, nas pessoas , nas organizações e como líderes temos que estar preparados para isso e aprender cada vez mais em como lidar. O dia a dia de um líder é preenchido em grande parte por tratar aspectos relacionados a diversidades , emoções e novos estilos na organização. Por isso a atualização e aprendizado deve ser constante, não só em máquinas , tecnologias , mas em pessoas principalmente.

  12. Jane Vieira says:

    Muitas vezes a falta de compromisso e responsabilidade das pessoas leva o líder a ter maior dificuldade em realizar a gestão de uma equipe com maior diversidade. Aqui a experiência e a cultura deste líder farão a diferença para auxiliar na coesão dos membros e na conquista em torno dos objetivos comuns.

  13. Luís Fernando says:

    Nesse ponto é fundamental que haja um discernimento tal para o líder, de modo que independente de suas crenças e valores, ele consiga tratar todos no ambiente profissional com o devido respeito e imparcialidade, extraindo o melhor que a diversidade pode dar para o alcance dos objetivos da organização.

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