Para fortalecer o sistema imunológico emocional, precisamos de defesas eficientes.
O fato é que o desconhecido e a instabilidade nos levam ao limite. Não é fácil deixar o controle das coisas e não ter a certeza do que acontecerá no dia seguinte. O caminho do norte, sempre tão claro, de repente fica nebuloso em tempos disruptivos. Já não sabemos o que enfrentaremos amanhã.
A cada momento surgem novas notícias e informações negativas. Precisamos gerenciar nossas emoções para não entrarmos em desespero.
A única certeza que temos é do momento, o dia de hoje e que estamos vivos, tentando seguir em frente diante de tantos acontecimentos e adversidades.
Em nossos corações contamos com a fé, o otimismo e a esperança, em nossa razão, com a ciência.
Apesar de parecerem antagônicas, fé e ciência tornam-se totalmente compatíveis para superar os dias difíceis.
Principalmente, precisamos de defesas eficientes, conforme veremos a seguir.
Nossas Defesas
É verdade que muitas coisas podem fortalecer nosso sistema imunológico emocional, assim como outras muitas, podem destruí-lo.
Mas diante de nossos estudos e práticas, selecionamos duas delas, as quais estão sob nosso controle, que podemos desenvolver.
Elas são igualmente importantes em épocas difíceis e de adversidades.
Uma delas são as relações positivas, que de forma presencial ou à distância, podem ser cultivadas. Clique aqui para saber mais sobre essa estratégia.
A outra e principal estratégia, é a Inteligência Emocional (IE) uma habilidade que pode ser adquirida. Ela é como uma bússola que guia nossas atitudes mesmo quando nos sentimos perdidos e incertos. A IE desenvolvida nos permite fazer a nossa parte.
Além disso, nos mantém equilibrados mesmo quando todos à nossa volta estão provocativos, em pânico e desorientados. Ela nos mantém no caminho certo.
Sobretudo, fortalece o sistema imunológico pois não nos rendemos ao estresse e à depressão.
O estresse é responsável por 90% das nossas doenças, logo, se pudermos combatê-lo a tempo, também aumentamos a chance de não adoecermos emocional e fisicamente.
Lidamos com a ansiedade e o medo com clareza e calma. Gerenciamos as nossas emoções para ajudar outras pessoas a gerenciar as suas.
Diante do exposto, o autocontrole emocional é fundamental em dias difíceis quando precisamos da mente sábia e do equilíbrio entre razão e emoção.
Em síntese, saber perceber, usar, compreender e administrar as emoções são habilidades que podem ser aprendidas mesmo em momentos de caos, crises e pandemia.
Ninguém está fadado a agir de forma imprudente e a ser suscetível aos acontecimentos. Enfim, em tempos difíceis, fortaleça seu sistema imunológico emocional por meio da Inteligência Emocional.
—————————————
Artigo escrito em parceria com a Profa. Ma. Elaine Dias.
excelente … Faz todo sentido a inteligência emocional, pois manter a mente saudável e evolutiva não nos deixa focar nas muitas noticias negativas e preocupantes da TV… obrigado e Parabens pelas dicas importantes e saldáveis .
Muito obrigado, Adalberto! Ficamos felizes por ter gostado.
Abraços,
Profa. Elaine e Profa. Yeda
Gostei muito realmente precisamos fortalecer o nosso sistema imunológico emocional
Que bom Ciria, ficamos felizes em poder contribuir… Abraços
Comecei a fortalecer o meu Sistema Emocional a partir de optar por não ver tanta TV, novelas, filmes desgastante e ao invés disso, aproveitar uma comedia que me faz rir, assistir desenhos sem violência junto com meus filhos, e ter uma vida menos dinâmica nas redes sociais. Meu Deus! Foi um alivio. O impressionante que a maioria das pessoas não percebem isso. O mesmo acontecem com musicas tristes, chorosas que chegam a deprimir porque acabam virando hinos para cantarmos todos os dia. O que vemos, ouvimos ou falamos, podem ter poderes negativos, que muitas vezes são desconhecidos para nós.