Carreira proteana: quando o sucesso é psicológico.
Inicialmente, nos novos modelos de carreira o sucesso não é orientado pelo externo. É intrínseco. É a autorrealização.
Sucesso Orientado pelo Externo
Somos seres diferentes, assim, medimos o sucesso por réguas diferentes.
Para alguns sucesso pode significar abrir o próprio negócio, ter uma promoção no trabalho, passar em um concurso… ter metas atingidas e algumas realizações na vida.
Mas infelizmente, os padrões externos definem o sucesso invariavelmente como dinheiro, status, fama ou poder. Assim, a pressão para sermos bem-sucedidos é significativa e as comparações são inevitáveis.
Logo, muitas pessoas são fortemente influenciadas pela sociedade, cultura, amigos ou familiares, criando uma necessidade de ostentar o sucesso.
Ceder às pressões externas pode ser um grave erro na autorrealização e sucesso profissional, já que nem todos sonham em fazer carreira nos moldes do conceito tradicional.
É o caso, por exemplo, de um excelente engenheiro que assumiu o cargo de supervisor por pressão de familiares e colegas de trabalho, sem no entanto, gostar realmente do exercício da liderança e das responsabilidades decorrentes.
Com o passar do tempo, o engenheiro que era comunicativo e alegre passou a apresentar um comportamento taciturno e mal-humorado, dentro e fora da empresa.
Para ele sucesso não era ganhar mais ou ter uma função de comando, e sim, realizar cálculos complexos, elaborar planilhas, fazer projetos onde se sentia gratificado e autorrealizado.
Dessa forma, sucesso era demonstrar conhecimentos e habilidades técnicas, sem se preocupar com outras atribuições de liderança. Ironicamente alguns meses depois ele pediu demissão e foi trabalhar em outra organização, sendo contratado como engenheiro, função que realmente ele gostava.
Mas felizmente, as concepções de sucesso têm mudado sistematicamente, dando origem à novos modelos de carreira,
Carreira Proteana
Em decorrência das mudanças sociais e dos novos paradigmas organizacionais, com novas configurações de empresas, a partir da década de 90 surgiram novos modelos de carreira. Nesse conceito, a responsabilidade de gestão da carreira não é somente às organizações, mas principalmente, dos próprios profissionais.
Dentre os novos modelos, surgiu a Carreira Proteana, idealizada pelo professor PhD. norte-americano Douglas Tim Hall, caracterizada pela autogestão da carreira e orientação de sucesso dissociado das questões de remuneração ou escalada vertical na hierarquia organizacional.
Nesse conceito, o sucesso é interno e não externo. A pessoa pauta sua carreira no autoconhecimento e alto senso de identidade, com atitudes e adaptabilidade, levando-a à autorrealização, independente do trabalho realizado.
O que é Sucesso para Você?
Na carreira proteana ganha força o sucesso intrínseco que pode se dar de várias formas que não é somente ganhar dinheiro. São concepções de sucesso:
- Reconhecimento e contribuição social.
- Sentir-se gratificado com o trabalho realizado (a pessoa gosta do que faz).
- Realizar algo de valor científico (pesquisas).
- Ser reconhecido pelo seu talento (artistas, músicos).
- Equilibrar várias áreas da vida.
Nesse contexto, ser dona de casa, criar os filhos e se dedicar inteiramente à família pode ser considerado sucesso se a pessoa se sentir autorrealizada.
Por isso é necessário refletir sobre outros valores (que não o financeiro) que são mais importantes para você.
No modelo de Carreira Proteana o sucesso é orientado pelo lado psicológico a partir de critérios particulares de cada pessoa Mas não se engane, para se chegar até ele é necessário ter habilidade, planejamento e esforço. A combinação desses fatores leva ao sucesso.
E o caminho para o sucesso é o trabalho, independente de qual seja.