TOLERÂNCIA À FRUSTRAÇÃO

A tolerância à frustração é fundamental para ter sucesso na vida.

Além disso, na psicologia sabemos que ser tolerante à frustração é um importante recurso psicológico para a saúde mental, a felicidade e o bem-estar. Por isso é importante desenvolver essa habilidade, que assim como qualquer outra, requer consciência e prática deliberada.

Assim, selecionamos várias técnicas para você começar a praticar a tolerância à frustração desde já.

Técnicas para Desenvolver a Tolerância

São sete estratégias eficientes e simples de serem aplicadas:

  1. Em primeiro lugar, toda vez que perceber sentimentos de frustração, pergunte-se se existe algum exagero nisso. Tenha expectativas realistas sobre você mesmo, sobre as pessoas e sobre o mundo.
  2. Tenha diálogos compassivos consigo, como por exemplo: “Posso não gostar disso, mas posso tolerar”; “Isso não é o fim do mundo”; “Sou adulto e não uma criança, posso lidar com isso. ”
  3. Aceite o que não pode mudar. A vida é cheia de atrasos e desconfortos, e às vezes simplesmente não temos o que fazer em relação a isso. Nem tudo está sob nosso controle!
  4. Exercite a paciência. Pessoas pacientes apresentam alto controle emocional, suportando incômodos, experiências dolorosas e dificuldades com maior resistência, além de adiar gratificações imediatas em prol de algo maior. Sobretudo, conseguem tudo isso sem compensação ou consequências negativas, como se automedicar, comer ou beber excessivamente.
  5. Pratique a tolerância em casa. Se necessário for, realize atividades que te causam desconforto, como por exemplo recolher os brinquedos que as crianças deixaram esparramados pelo chão, ou lavando aquela louça na pia. Ou seja, faça coisas que não faria normalmente sem reclamar.
  6. Utilize a técnica de exposição (enfrentamento), outro recurso importante. Faça algo pequeno que normalmente lhe deixaria irritado. Atividades como montar um quebra-cabeças, jogar Sudoko, praticar a arte-terapia por meio de livro de colorir e etc são bastante interessantes.
  7. Depois, interaja com outras pessoas que normalmente lhe deixam impaciente. Podem ser crianças curiosas, ou ficar na companhia de pessoas mais idosas ouvindo seus conselhos, suas histórias e o que têm a dizer.

Enfim, estabeleça conexões com as pessoas. No início pode parecer forçado, mas com a prática e o tempo, haverá um interesse genuíno da sua parte, afinal, as crianças são uma máquina de aprendizado e os mais idosos, possuem grande sabedoria.

Como seria sua vida de tivesse mais Tolerância à Frustração?

Para finalizar, pense em algo que tem lhe causado mais frustração ultimamente e imagine em como seria se essa situação não lhe incomodasse mais. Dentro de você o que poderia lhe ajudar a superar? Finalmente responda: ao ser mais tolerante, você teria melhores resultados?

Certamente você concluirá que é possível virar a página e seguir com a sua vida mesmo não conseguindo exatamente o que gostaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *