Trabalho em Equipe ou Trabalho em Grupo?
Inicialmente, é bom esclarecer que trabalho em equipe não é um assunto novo. Historicamente, o ser humano vem trabalhando em sociedade desde que descobriu que o trabalho em equipe gera ganhos impossíveis de ser alcançados em relação ao trabalho individual.
Ainda assim é bastante comum as pessoas se referirem a grupo e equipe como se fossem sinônimos.
Não o são, aliás, a diferença é significativa.
O primeiro significa a união de um ou mais indivíduos que compartilham informações e tomam decisões, mas seu desempenho é apenas o somatório das contribuições individuais de seus membros.
Já uma equipe gera uma sinergia positiva e resulta em um nível de desempenho maior do que a soma das entradas individuais.
Por isso muitas organizações têm incentivado a formação de equipes de trabalho, que “aumentam o rendimento sem elevar o investimento”.
Trabalho em Equipe
Nas organizações onde o trabalho em equipe não é estimulado ou praticado, frequentemente o labor é mecânico e fragmentado e os profissionais acabam apenas executando suas tarefas individualmente.
Surpreendentemente, existem empresas que desestimulam o trabalho em conjunto pois se sentem ameaçadas, ficam receosas que essa união fortaleça demais os componentes, que juntos tem mais poder de negociação, podendo fazer questionamentos e reivindicações às organizações. Sem dúvida, é um pensamento míope e equivocado. Afinal,
Os ganhos do trabalho em equipe são extraordinários.
Quando os seus integrantes cooperam entre si, confiam uns nos outros e planejam em conjunto ações para que as metas se tornem realidade, cada membro sabe o que o outro está fazendo e que juntos contribuirão para o seu sucesso e o da empresa.
Outrossim, eles têm objetivos comuns e desenvolvem metas coletivas que tendem a ir além daquilo que foi determinado. Costumam sugerir abordagens que possam gerar resultados positivos.
As principais vantagens do trabalho em equipe são as melhorias nos métodos de trabalho, a redução de custos, o melhor aproveitamento do tempo, tomadas de decisão mais eficientes, além do aumento do moral dos profissionais.
Com a equipe, ocorre uma junção de talentos variados, resultando em um trabalho eficaz.
Uma qualidade que poderia ser fraca ou inútil sozinha torna-se produtiva quando pessoas se unem de forma coesa, reunindo habilidades, talentos,experiências e conhecimentos diversificados.
Sobretudo, com comportamentos variados, as equipes tornam-se mais fortes.
Oito Características das Equipes de Alta Performance
Diante de nossos estudos e práticas, levantamos oito características comuns das principais características observadas em equipes de alta performance:
- Aceitação e valorização das diferenças individuais.
- Compartilhamento de conhecimentos.
- Guiam-se por um propósito.
- Aprendizado e desenvolvimento contínuos.
- Noção comum de metas e objetivos.
- Confiança na liderança.
- Engajamento
- Comprometimento com os resultados.
Finalmente, saber trabalhar em equipe é também um habilidade bastante valorizada no mundo corporativo.