A comunicação interpessoal é uma dificuldade para muitas pessoas. Por isso muitas delas não conseguem avançar na carreira, conquistar novos clientes ou simplesmente relacionar-se com outras pessoas.
Entretanto, é uma habilidade que pode ser aprendida.
Por isso o desenvolvimento da habilidade de comunicação interpessoal é uma das maiores procuras no coaching.
Pessoas sem essa habilidade têm dificuldades em mostrar o que sabem, ora porque falam muito e não abordam o que é preciso, “se perdem no discurso”, ora porque se sentem acuados e tímidos e não conseguem expressar o que sentem ou sabem. Com isso sua imagem e seu marketing pessoal ficam prejudicados.
Comunicação Interpessoal: Competência Comportamental
Por isso a comunicação interpessoal é bastante valorizada pelo mercado, ela faz parte das habilidades interpessoais, sendo pré-requisito em muitos processos seletivos. É uma competência comportamental que pode ser aprendida, praticada e aperfeiçoada continuamente. Como digo em meus treinamentos, “quanto mais eu pratico, melhor eu fico.”
Ao mesmo tempo, que é uma competência que pode ser desenvolvida pelo colaborador, deve ser incentivada pela empresa e praticada pelos gestores – pelo exemplo.
Componentes da comunicação
Quando falamos em comunicação, automaticamente, pensamos em pessoas eloquentes, que e se apresentam com desenvoltura ou que são excelentes oradores e linguistas. Mas a comunicação não envolve somente a fala, aliás, podemos dizer que ela é um detalhe, observe sua composição:
- 55% da nossa comunicação é representada pela nossa linguagem gestual e corporal
- 38% refere-se ao timbre e tom de voz
- 7% diz respeito às palavras, ao que dizemos.
Comunicação Não-Verbal
A comunicação envolve, principalmente a parte não verbal, ou seja, gestos, postura, olhares, expressões faciais, movimentos do corpo. Comunicar é tornar aos outros os nossos pensamentos, sendo eficaz quando provoca uma reação ou resposta que corresponda às ideias ou necessidade que temos em mente e que desejamos passar ao leitor ou ouvinte.
A comunicação envolve também o silêncio. Em sessões de psicoterapia ou coaching, muitas vezes as pessoas ficam em silêncio por muitos minutos. Isso significa muita coisa. Ela pode estar pensando e tendo um diálogo interno com ela mesma.
Comunicação Eficaz
A comunicação é considerada eficaz quando provoca reações ou respostas que correspondam a ideia ou necessidade que temos em mente.
Selecionamos 7 dicas para aprimorar a habilidade de comunicação:
- Ser assertivo: dizer o que é preciso ser dito, de forma direta, mas sem agressividade.
- Evitar ser prolixo: falar do assunto sem se alongar nele. O bom orador é aquele que fala em 5 minutos o que uma pessoa comum fala em 10 minutos.
- Entendimento e compreensão: passar a mensagem clara, entendível pelo interlocutor. Se ele não entendeu a mensagem, é porque você não a transmitiu bem. Respeite o grau de compreensão do ouvinte.
- Foco e atenção: mantenha o foco na mensagem e atenção na pessoa, sem distrair-se.
- Congruência: sua fala deve ser congruente com o seu pensamento e com os seus gestos, posturas e ações.
- Não julgar: evite opiniões e julgamentos que nada acrescentam à comunicação. Utilize os três filtros de Sócrates.
- Faça perguntas: certifique-se que a pessoa entenda sua mensagem.
Comunicação é Compreensão
A compreensão faz parte da comunicação. Faça perguntas, mas ouça também. A forma como você se comunica diz muito sobre você, seu comportamento e personalidade.
Sobretudo, a habilidade de se comunicar não é somente privilégio dos oradores, vendedores, palestrantes ou professores. Comunicar-se de forma clara e objetiva é fundamental para a carreira, negócios e imagem tanto do profissional, quanto do gestor e até mesmo da empresa.
Aprendi muito…
Então levarei para a vida essas dicas relevarelevantes e maravilhosas.
Salve Salve!
No processo de comunicação se conta muito todos os detalhes que envolvem emissor, mensagem e receptor. Somos levados a falar de acordo com o público que temos. Temos que nos policiar a respeito!