A comunicação realizada com ética e profissionalismo é fundamental para o sucesso de uma organização. Lugares em que a comunicação não é íntegra, vivem de ilusão e alienação. Como podem prosperar se as pessoas que lá trabalham não falam assertivamente sobre os problemas, mudanças ou melhorias necessárias?
Logo, a comunicação é fundamental para o crescimento da organização, especialmente aquela expressada dos líderes para todo o time.
Como Deve Ser a Comunicação dos Líderes
Antes de mais nada, é importante que os líderes reconheçam a importância da comunicação profissional e da ética no papel de liderança.
Acima de tudo, ela deve ser transparente, verdadeira e ao mesmo tempo, respeitosa. Há uma grande diferença entre sinceridade e grosseria. É possível ser sincero e educado ao mesmo tempo, sem ferir o outro.
Além disso, ser duro com as palavras não garante melhores resultados. Sobretudo, a rudeza na comunicação pode ferir o outro profundamente.
Palavras Podem Criar Ressentimentos
As palavras têm o poder de inspirar e ao mesmo tempo, ferir profundamente. As pessoas se lembrarão, mesmo passados dez, vinte anos, de palavras que as magoaram imensamente.
Apesar de saber disso, muitos líderes, esquecem-se dessa lição e são ásperos com as pessoas à sua volta. Comunicam-se de forma rude e nada profissional. Além da comunicação verbal ser ruim, a não verbal também é, conforme demonstrado no quadro a seguir:
COMUNICAÇÃO NEGATIVA | COMUNICAÇÃO POSITIVA |
Intransponível
Fechado Intimidador Mal-humorado Arrogante |
Escuta ativa
Assertividade Aberto Senso de humor Humilde |
Apesar da sua importância, alguns líderes utilizam uma comunicação nada profissional para se comunicar com o outro.
Comunicação Profissional
O líder autêntico, no entanto, não utiliza frases agressivas ou insultos em sua linguagem. Ele conhece o poder das palavras e dos benefícios que uma comunicação profissional e ética traz para o time.
Por isso, ele precisa treinar sua comunicação e se tornar um comunicador profissional pois essa é uma das suas tarefas mais importantes.
Muitas vezes é preciso sair detrás da tecnologia e partir para o contato pessoal. O líder autêntico levanta-se da sua mesa, vai até o colega ou subordinado e conversa com ele “olhos nos olhos” e resolve as coisas. Isso fortalece os relacionamentos pois gera confiança.
Além disso, pessoalmente é possível aplicar o tom de voz adequado, observar os gestos e posturas do outro, pois grande parte da nossa comunicação é não verbal.
Por meio de palavras incentivadoras (e não paternalistas) os líderes podem levar as pessoas a encontrar o melhor de si mesmas. Quando dizem simplesmente “Seu trabalho está ruim, você precisa melhorar” não estimulam crescimento nem mostram alternativas viáveis.
Mas quando falam “Reconheço que tem se esforçado muito e gostaria de contribuir para aprimorar seu desempenho” demonstram apoio e geram desejo de mudanças no outro.
Comunicação Profissional em Tempos Difíceis e de Crises
Especialmente em tempos desafiadores e de crises, a comunicação profissional e ética por parte das lideranças é fundamental. Ela deve ser assertiva pois além de evitar as fofocas e rumores, mantém os relacionamentos e o ambiente saudáveis.
Nessas épocas os líderes devem passar as informações de forma realista, mas inspiradora, sem provocar desespero em uma organização já apreensiva. Os colaboradores sentem-se importantes pois alguém se importa com eles.
…
Em suma, obviamente que tudo isso não vale somente para os líderes e sim para todos profissionais. Entretanto, é deles a maior responsabilidade na criação de uma cultura de comunicação ética e profissional na organização.
E agora já sabe utilizar a comunicação profissional quando os objetivos forem preservar relações, provocar mudanças e gerar prosperidade.
__________________
Artigo teve a colaboração da Profa. Ma. Elaine Dias
Não é fácil manter uma boa comunicação como líder e seus subordinados, porém acho de grande importância que haja um feedback .
Perfeito, isso mesmo!